Núcleo de Estudantes Petistas da Unesp lançado em Franca (SP)
Núcleo homenageia uma das lutas mais combativas e importantes da história do Movimento Estudantil, a Batalha da Maria Antônia
Publicado em
Na última quarta-feira (14/03), em Franca, estudantes petistas da Universidade do Estado de São Paulo lançaram o Núcleo de Estudantes Petistas da UNESP, o Maria Antônia, em atividade que contou com a presença de Sergio Ribeiro, ex-prefeito de Carapicuíba e membro da Executiva do PT-SP e Vitor Quarenta, membro da Direção Nacional do PT, além da presença de companheiros do Balaio (Núcleo de Estudantes Petistas da USP) e DCE Livre da USP que foram até Franca acompanhar a atividade.
Em meio ao cenário político mais conturbado desde redemocratização, a mobilização estudantil e a luta contra o golpe reacendem a chama da esperança trazendo lembranças de uma das lutas mais combativas e importantes da história do Movimento Estudantil, a Batalha da Maria Antônia. O lançamento do Núcleo de Estudantes Petistas da UNESP de Franca homônimo a essa luta é, nesse sentido, mais um passo importante na resistência democrática.
A mesa de abertura foi composta por Sergio Ribeiro, além de Kalinka Favorin e Paulo Cardoso, ambos militantes do Maria Antônia para discutir a respeito do papel da Universidade Pública nos dias atuais. O evento conciliou uma extensa análise de conjuntura com discussões acerca da responsabilidade do estudante universitário nos dias de hoje em meio a cortes na educação e uma agenda regressiva de perda de direitos implementada pelo governo Temer.
E com base em essas tarefas se vê o crescimento de estudantes petistas em boa parte de nossas universidades em que estudantes priorizam a opção de organizarem em torno do maior instrumento de luta da classe trabalhadora — O Partido dos Trabalhadores.
De acordo com a Secretária da Juventude do PT de Franca, Stella Ubeda “é dever nosso disputar politicamente todos os espaços em que estivermos presentes, e a juventude petista dentro da universidade não pode fazer diferente diante sua responsabilidade de lutar pela transformação real dos nossos espaços”.
“Desta maneira, posto o maior desafio, precisamos disputar a narrativa política presente na universidade, e é à partir do socialismo democrático, através do modo petista que a universidade se encontra com ela mesma. Pois certos de que a democracia se constrói pelas mãos dos trabalhadores, ou jamais virá, é através do maior instrumento de luta da classe trabalhadora que a organização para disputa da universidade deve ser pautada: através do PT”, finalizou Ubeda.
Juntamente com o lançamento foi lido o Manifesto do Núcleo Maria Antônia e lançada a sua página no Facebook.
Lei ao manifesto do grupo:
MANIFESTO DE FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDANTES PETISTAS MARIA ANTÔNIAO ano era 1968. A universidade no Brasil estava…
Publicado por NEP Maria Antônia em Quinta-feira, 15 de março de 2018
Assista ao lançamento do núcleo:
Evento de Lançamento Núcleo de Estudantes Petistas da UNESP Maria Antônia
Publicado por Maria Antônia em Quarta-feira, 14 de março de 2018
Da redação da Agência PT de notícias