Núcleo do PT em Lisboa lança o Comitê de Luta Portugal

Secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira, participou do evento e de encontros com núcleos do PT na Europa e com lideranças políticas do país

Reprodução

Lançamento do Comiê Lula Portugal pelo Núcleo do PT em Lisboa

Na terça-feira (26) foi lançado em Lisboa, na Casa do Alentejo, o Comitê Lula Portugal. A iniciativa partiu do Núcleo do PT de Lisboa que há vários anos realiza diversas atividades e atos políticos no país, inclusive com intensa participação durante a campanha Lula Livre, entre outras frentes de luta.

O evento contou com a participação do secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, que se encontra no país onde cumpre uma extensa agenda de encontro e reuniões políticas com lideranças e dirigentes de partidos amigos.

O lançamento também contou com a presença das seguintes lideranças, movimentos e partidos: Deputada Joana Mortágua do Bloco de Esquerda, Cristina Cardoso do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Manuel Begonha, Presidente da Assembleia Geral da Associação Conquistas da Revolução, Julie Neves do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Coletivo Alvito, Coletivo Alvorada – Aveiro, Coletivo Esquerda em Braga – Doia Sequeira, Coletivo Estrela, Coletivo Revolu, Coletivo Tanto Mar, Comitê de Luta Aveiro, Comitê de Luta Portugal, PCdoB e Núcleo do PT Lisboa. Ainda enviaram mensagens de apoio: CGTP-IN, Associação José Afonso, Casa do Alentejo e a camarada Ana Prestes (Relações Internacionais do PC do B).

Reunião com coordenações de núcleos

Também na terça-feira, Romênio Pereira esteve reunido com as coordenações dos núcleos do PT na Europa.

Dentre as pautas debatidas durante a reunião o cenário político e eleitoral brasileiro 2022, o papel e a centralidade dos núcleos no exterior na organização dos Comitês Populares de Lutas e nas agendas eleitorais no exterior em 2022.

Ficou acertada a realização do Encontro de Núcleos de Petistas no Exterior (EnPTEX) no ano de 2023, junto ao calendário de renovação partidária.

Romênio Pereira também concedeu entrevista à agência Lusa, quando abordou o tema das eleições no Brasil em 2022, os atuais cenários e as perspectivas do PT para o pleito deste ano.

Romenio Pereira, da SRI-PT, junto com representantes dos núcleos do PT na Europa

PCP e Bloco de Esquerda

Nesta quarta-feira (27), o secretário de Relações Internacionais esteve reunido com dirigentes do Partido Comunista Português (PCP). Do encontro participaram Pedro Guerreiro, membro do Comitê Central, e Cristina Cardoso, da secção internacional do PCP.

A SRI também esteve reunida neste mesmo dia com lideranças do Bloco de Esquerda: Luís Fazenda, secretário internacional, e Bruno Góis, do departamento internacional.

Da Redação, com informações da SRI-PT