O golpe não acontecerá, garante Ciro Gomes

Para ex-ministro da Integração no governo Lula, aqueles que pregam o golpe “são frouxos” e “não aguentam a pressão das ruas”. Ele disse acreditar que o povo brasileiro vai às ruas para garantir a democracia

foto: EBC

O ex-ministro da Integração no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, classificou de “intolerável” a tentativa de parte da oposição e de setores da sociedade de derrubar a Presidenta Dilma Rousseff. A declaração foi dada nesta terça-feira (21), em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada.

“O golpe não acontecerá. Não vai ter e ponto final. Alguns de nós brasileiros estamos dispostos a levar (a resistência ao golpe) às últimas consequências”, afirmou.

Para Ciro, que também é ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda no Governo Itamar e responsável pela instalação do Plano Real em sua fase mais crítica, Dilma não vai cair porque aqueles que pregam o golpe não aguentam a pressão das ruas.

“Eles são frouxos, não aguentam a pressão das ruas. O povo brasileiro vai para a rua para garantir a democracia”, declarou Ciro Gomes, que atualmente é presidente da Ferrovia Transnordestina.

Gomes defendeu que a população precisa entender que “impeachment não é remédio para governo que a gente não gosta. Impeachment é para governo que comete crime”.

Ao falar da avaliação das contas do governo da presidenta Dilma Rousseff no Tribunal de Contas da União (TCU), Gomes disse acreditar que o segundo ambiente golpista está no próprio tribunal. “Isso também é intolerável”, enfatizou.

O ex-ministro lembrou que as contas brasileiras com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tiveram a erosão mais grave de toda a história brasileira.

“Ele desmobilizou US$ 100 bilhões das privatizações e o país desceu ao menor volume de investimento desde a Segunda Guerra Mundial. Tudo isso feito na cara da freguesia e o TCU nunca fez o menor registro disso”, confirmou Gomes.

“Eu era Ministro da Fazenda quando FHC tomou posse e nomeou o Pedro Malan ministro”, relembrou o político.

Ele ressaltou, durante a entrevista, que a dívida pública brasileira em 500 anos foi de 38% do PIB. “Com oito anos de desgoverno de FHC, foi para 78% do PIB”.

“Julgam-se práticas do passado sem que se julguem as mesmas práticas de muitos e repetidos anos do passado. No governo de Fernando Henrique Cardoso foi o pior e nunca aconteceu qualquer notificação por parte do TCU. Ninguém pedalou mais que o FHC e o TCU… nada!”, enfatizou.

Sobre o governo Dilma, Ciro Gomes disse que é preciso que a presidenta se reaproxime do povo. “E isso significa tomar outro caminho na gestão da economia e da política”, concluiu Ciro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do site Conversa Afiada

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast