Oficinas virtuais em MG dão início à caçada de fake news

Segunda etapa da Oficina para Caçadores de Fake News (MG) acontece hoje às 18h. Nas próximas semanas, outros estados receberão encontros virtuais

Com quase uma centena de participantes, a oficina virtual para caçadores de fake news em Minas Gerais, iniciada na última quinta (9), informou e mobilizou um público engajado no combate à fábrica de desinformação. Nesta quinta (16), às 18h, participantes participam de uma segunda etapa, em que aprenderão ferramentas para monitorar e desvendar mentiras.

A primeira edição da Oficina para Caçadores de Fake News resgatou a história das fake news no Brasil e as diversas iniciativas do Partido dos Trabalhadores para combater a desinformação nos últimos anos. A oficina ainda apresentou o funcionamento da direita nas redes e ensinou como usar algumas ferramentas gratuitas online para monitorar e detectar notícias falsas.

“Para nós, do PT – Belo Horizonte, foi muito importante receber a primeira oficina do Verdade na Rede e dar início à formação dos caçadores e caçadoras de Minas Gerais. Isso reflete o esforço que temos despendido por uma gestão democrática e popular da comunicação”, afirma Guima, presidente do PT da capital mineira.

A Secretária Nacional de Finanças e Planejamento do partido, Gleide Andrade, saudou a participação de todos e reafirmou a importância das oficinas, destacando a expansão do modelo para outros estados.

O presidente do PT/MG, Cristiano Silveira, ressaltou a urgência da iniciativa: “A luta contra as fake news é uma batalha que não podemos deixar para depois. A desinformação é ferramenta de um projeto genocida, que semeia o ódio e retira direitos e essa luta deve ser todos nós”.

Bebel Dimas, da Executiva Estadual de MG e presidenta da Regional Leste do PT de Belo Horizonte, afirma que a ascensão da extrema-direita e do neofascismo passa pela manipulação de fatos, buscando confundir a realidade e desorientar os eleitores e a opinião pública. “Dessa forma, impõem suas verdades ultraconservadoras para alcançar seu objetivo maior, que é a manutenção da ordem estabelecida, a lógica do capitalismo selvagem, e chegar ao poder a qualquer custo. Precisamos entender como a direita atua para vencer essa batalha contra as fábricas de mentiras”, afirma.

Nas próximas semanas, outros estados receberão as oficinas. Milhares de pessoas já se inscreveram para ser caçadores. Você ainda pode fazer isso! É só clicar aqui.