Onda de desfiliação em SP é ‘especulação’, diz secretário de Comunicação do PT

Segundo José Américo, o vice-governador de São Paulo, Marcio França (PSB), tem oferecido verbas e cargos a prefeitos e vereadores do PT na tentativa de levá-los para o seu partido

O secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo, desmentiu, neste domingo (31), o boato de que uma onda “antipetista” estaria influenciando a desfiliação de prefeitos petistas em São Paulo. Para ele, o caso não passa de “especulação”.

O rumor teve início em reportagem da revista “IstoÉ”, publicada na última semana. O texto afirmava que os prefeitos petistas do interior de São Paulo estariam procurando outros partidos, especificamente o PSB, para se candidatarem na próxima eleição. A publicação baseou-se em uma suposta baixa participação dos políticos em etapas estaduais do partido.

Para José Américo, não é representativo dizer que os prefeitos não foram a etapa estadual. Segundo ele, o diretório de São Paulo transformou essa etapa em um conjunto de mesas redondas com debates políticos, o que resultou em uma menor participação.

“A pouca participação dos prefeitos na Etapa Livre se deveu ao fato de não ser um encontro deliberativo, onde nenhuma decisão precisava ser tomada, já que o diretório estadual realizou mais de 20 etapas regionais. Em Sumaré, por exemplo, tinham mais de 300 pessoas”, explica o secretário nacional de Comunicação do PT.

Sobre a desfiliação em redutos historicamente petistas, José Américo também desmente com fatos as afirmações feitas pela revista “Isto É”.

“O prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon (PT-SP), tem tido alguns problemas políticos com o partido por algum tempo e o vice-governador tem assediado ele, que ainda não tomou nenhuma decisão. Fora isso, não há nenhum outro problema”, diz.

Citado em reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, o presidente municipal do PT de Hortolândia, Ângelo Perugini, publicou nota em que  afirma que o prefeito da cidade, Antônio Meira, não sairá do PT.

“Ele tem compromisso com o projeto partidário. Hortolândia está de pé. E não será a mentira que nos subjugará aos interesses autoritários”, garantiu. Segundo ele, o jornal difundiu um boato sem ao menos conversar com os prefeitos do partido.

O secretário de Comunicação do PT afirma que o vice-governador de São Paulo, Marcio França (PSB), tem oferecido verbas e cargos para prefeitos e vereadores do PT na tentativa de levá-los para o seu partido.

“Ele não está buscando políticos apenas do PT. O vice-govenador está tentando conquistar mais aliados para cumprir sua tarefa quase impossível de ser o sucessor de Alckmin”, diz.

De acordo com José Américo, não só apenas políticos petistas estão sendo assediados, mas de outros partidos da oposição também, como o PR.

“Porém, não tem dado muito certo porque todos sabem que o governo do estado não tem o costume de cumprir suas promessas”, afirma.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast