Oposição assume de vez discurso e movimento golpista, afirma deputado

A nova estratégia dos líderes do PSDB e DEM, após o pedido de impeachment e recontagem de votos, sem sucesso, é a convocação para novas eleições

A iniciativa de representantes do PSDB de convocar, no mesmo dia que o programa do Partido dos Trabalhadores foi ao ar em rede nacional, a população para os atos contra o governo, mostra que a legenda tucana assumiu, de vez, o caráter golpista. A avaliação é do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Para o parlamentar petista, a atitude dos tucanos mostra que eles se rebelaram com nitidez e assumiram o discurso golpista em diversas manifestações públicas de suas lideranças.

“Há um movimento claro que busca inviabilizar do ponto de vista econômico as ações do governo dificultando o ajuste fiscal, por exemplo. Em uma ação orquestrada, eles articulam uma pauta de desequilíbrio total das contas públicas para criar um clima de instabilidade que justifique esse discurso golpista”, explica.

Desde que perdeu as eleições, a oposição fez diversas tentativas para desestabilizar o governo como o pedido de recontagem de votos, a ameaça do impeachment, a análise das contas da presidenta Dilma pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, a nova é o pedido de novas eleições.

“Esse ataque nunca parou desde o fim das eleições. É um segmento que não aceita o resultado das urnas e busca de maneira autoritária quebrar o estado democrático de direito para chegar ao poder”, conclui o deputado.

Nesta quinta-feira (6), líderes do PSDB e do DEM fizeram o pedido de novas eleições como ‘solução’ para o Brasil. Em entrevista ao Estadão, nesta sexta-feira (7), o presidente do PT, Rui Falcão, disse que os pedidos de novas eleições são um problema do PSDB.

“Nós temos uma presidenta democraticamente eleita. Eleição, agora, só em 2018. A oposição deveria buscar nas urnas uma vitória em vez de tentar um golpe para afastar a presidenta Dilma”, afirmou.

Pimenta ainda disse que esperava um segundo semestre legislativo mais sensato, com menos ataques. No entanto, ele considera que a oposição voltou mais determinada a ir para o tudo ou nada. Para o parlamentar, o PT tem que denunciar o PSDB para que eles sejam desmascarados enquanto partido, articuladores e líderes desse “movimento golpista”.

O deputado afirma ainda que o segundo passo para acabar com a tentativa de golpe é mobilizar a sociedade para dizer com “todas as letras” que o partido e o governo não aceitarão nenhum tipo de golpe e tomada de poder.

“Vamos reforçar a autoridade da nossa presidenta e a defesa do nosso projeto neste segundo semestre. Essa crise política tem trazido grande prejuízo para o País, repercutindo, inclusive, no ambiente de instabilidade interna que repercute internacionalmente”, afirma.

O deputado ressalta que a oposição resolveu “mergulhar” o Brasil em uma crise profunda para poder justificar os pedidos extremos que eles defendem. “Não há nenhuma preocupação deles com os resultados negativos que isso traz para a população que acaba pagando a conta dessa incapacidade de aceitar o resultado eleitoral”, completa.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias