Organizações de esquerda fazem ato pela democracia em Palmas
Partidos e movimentos sociais se manifestaram em defesa do Estado Democrático de Direito na capital do Tocantins
Publicado em
Diversos movimentos estudantis, populares, sociais, centrais sindicais, personalidades progressistas e partidos se uniram em uma ampla frente de esquerda em Palmas (TO) em defesa do Estado Democrático de Direito e apoio ao ex-presidente Lula. O ato ocorreu na última segunda-feira (07), com concentração na Praça da Igreja Matriz em Taquaralto. Por volta das 19h, cerca de mil militantes marcharam na principal avenida da região Sul da capital.
“A manifestação foi contra as forças reacionárias que tentam avançar rumo ao golpe. A operação promovida pela direita golpista de forma arbitrária, orquestrada com um espetáculo midiático, é uma perseguição política contra o melhor presidente que o Brasil já teve . Uma perseguição contra quem representa o projeto construído com a participação de trabalhadores e trabalhadoras que, antes dele, não eram sequer vistos ou lembrados”, explica a assessoria de comunicação do PT de Tocantins.
Durante o ato, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) foi enfático. “Estamos na rua para dizer que Lula não está sozinho, ele tem companheiros e base social. O nosso ex-presidente representa a esperança do povo brasileiro, os governos petistas possibilitaram uma vida mais digna para a população”, disse, relembrando as várias políticas públicas que permitiram mais qualidade de vida para o povo brasileiro, como o Bolsa Família, o Prouni e o Fies, o Ciência Sem Fronteiras, o Luz para Todos e o Minha Casa Minha Vida.
Segundo o coordenador do Movimento Sem Terra (MST), Messias Vieira, é preciso defender o ex-presidente pelo que já foi conquistado e pelo o que ainda precisa avançar. “Não podemos recuar um só momento nas nossas conquistas”, afirmou.
O presidente estadual do PT no Tocantins, Júlio César, convocou os manifestantes na defesa de Lula. “Estamos protestando contra o tratamento dado ao nosso ex-presidente, que está sendo duramente perseguido pelo que ele fez de bom. Nós precisamos defendê-lo em todos os lugares. Vamos enfrentar o debate”, finalizou.
Entidades organizadoras do ato:
MST – Movimento Sem Terra
MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia
CMP – Central de Movimentos Populares
OPM – Organização Popular de Moradia
JPT/TO – Secretaria de Juventude do Partido dos Trabalhadores do Tocantins
MMM – Marcha Mundial das Mulheres
UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas
FACOMTO – Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins
PCdoB – Partido Comunista do Brasil
ENEGRECER – Coletivo Nacional de Juventude Negra
MOVIMENTO HIP HOP
COLETIVO PARA TOD@S
ARTGAY TO
PT/TO – Partido dos Trabalhadores do Tocantins
NULOG – Núcleo de Logística
KIZOMBA – Movimento Estudantil
CUT/TO– Central Única dos Trabalhadores do Tocantins
JPT/TO – Juventude do Partido dos Trabalhadores do Tocantins
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Assessoria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores do Tocantins