País não pode parar, defende líder do governo

Para deputado José Guimarães (PT-CE), apuração de denúncias sobre corrupção é papel da CPI e sugere cautela para não haver pré-julgamentos

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT/CE), disse, em entrevista ao jornal “O Povo” nesta segunda-feira (9), que “o País não pode parar” por causa da lista dos envolvidos na Operação Lava Jato.

O deputado defendeu a manutenção da agenda do Congresso Nacional e a apuração das denúncias sobre corrupção na Petrobras pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na última semana.

O líder governista também destacou a necessidade de o Congresso manter a rotina da agenda do país. Ele propôs a votação, nessa terça ou quarta-feira, de temas como o orçamento federal 2015 e os quatro vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos aprovados pelo Legislativo.

Guimarães também insistiu na aprovação da reforma política para vetar o uso de financiamento privado de empresas às campanhas eleitorais.

“Sou intransigente defensor da reforma política que interdite financiamentos de empresas, pois até as contas oficiais (de doação) estão sendo penalizadas”, declarou Guimarães.

O parlamentar também lembrou que os acontecimentos relativos à operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras, requerem cautela para evitar pré-julgamentos. Para ele, a comissão não pode acabar em pizza.

“Essa CPI não poder acabar (em pizza), nem deve; não é possível: queremos que a CPI seja uma investigação ampla, geral e irrestrita; agora que saiu a lista de políticos denunciados ao Supremo Tribunal Federal é que temos de apurar todos os períodos e todos os anos”, defendeu.

“Essa lista foi toda feita em movimento que tratava-se de coisa do PT – mas a lista atingiu a todos, em menor ou maior graus”, observou.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast