Para Le Monde, golpista Michel Temer “fracassou na estreia”

Um dos mais respeitados jornais franceses destaca medidas impopulares do presidente golpista e diz que governo carrega a marca do conservadorismo

Foto: Lula Marques/Agência PT

A edição desta segunda (16) do jornal francês “Le Monde” faz um balanço dos primeiros passos do presidente golpista Michel Temer. Um dos periódicos mais respeitados do país europeu afirma que o governo não seduziu os brasileiros e sentencia: “Temer fracassou na estreia”.

As primeiras medidas de Temer, diz o jornal, deixou qualquer um perplexo. Entre as quais, destaca os ministério sem mulheres; a extinção da pasta da Cultura, reduzida a uma secretaria de Estado; e sete ministros citados em inquéritos judiciais.

“Antes de tomar posse, Temer tentou oferecer o posto de ministro da Ciência a um criacionista”, diz o texto, em referência ao presidente nacional do PRB, o bispo licenciado da Igreja Universal Marcos Pereira, depois substituído por Gilberto Kassab (PSD-SP).

le monde

A historiadora Armelle Enders afirma ao “Le Monde” que, se cada país decidisse afastar do poder nas democracias modernas dirigentes incompetentes ou impopulares, sobrariam poucos políticos no poder.

Sobre a nova equipe, ela opina que o governo Temer carrega a marca da continuidade e do conservadorismo. “Os ministros são raposas velhas que participaram de todos os governos recentes”, resume Armelle Enders.

O jornal diz que até o governo do presidente argentino Mauricio Macri, de centro direita, vê com receio a instabilidade política no Brasil.

“Le Monde” cita ainda a análise feita pelo “New York Times”, que julgou que o afastamento de Dilma foi ruim para o Brasil.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da RFI

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast