Para Humberto Costa, STF caracterizou oposição como golpista

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa (PT-PE), avaliou, em discurso no plenário, que o Supremo Tribunal Federal (STF) ‘rechaçou’ as tentativas de golpe contra a presidenta Dilma…

Pedro França/Agência Senado

Senador Humberto Costa (PT-PE)

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa (PT-PE), avaliou, em discurso no plenário, que o Supremo Tribunal Federal (STF) ‘rechaçou’ as tentativas de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (13). Para ele, ao acatar liminares impetradas por deputados contra o golpe, a Suprema Corte caracterizou o ‘golpismo’ da oposição.

“Essa manobra de baixa estatura política, esse golpe de republiqueta, foi duramente rechaçado pela Corte Suprema que enxergou nesse ato um flagrante desrespeito à legalidade democrática, nascida de uma decisão arbitrária do Sr. Eduardo Cunha. O que disseram os ministros do STF na manhã de hoje é que está sobrestado o rito que esse Clube do Golpe estabeleceu arbitrariamente”, afirmou.

O STF acatou, na manhã desta terça-feira, a reclamação dos deputados petistas Paulo Teixeira (SP) e Paulo Pimenta (RS) contra a manobra regimental adotada pela mesa da Câmara sobre os processos de impeachment. Antes disso, o ministro Teori Zavascki havia deferido o pedido de liminar do parlamentar petista Wadih Damous (RJ) sobre o assunto. Logo depois, a ministra Rosa Weber se pronunciou sobre o pedido de igual teor, de autoria do deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA), também deferido.

Costa reforçou que a Suprema Corte “desarmou”, pelo menos momentaneamente, o que chamou de “vergonhosa conjura antidemocrática”.

“Convivam com o fato de terem sido chamados de golpistas pelo próprio Supremo Tribunal Federal. É assombrosa a falta de pudor em se tornar o lixo da história”, alfinetou o líder.

“Quero dizer que estamos cheios de ânimo para lutar e vamos vencer tantas outras batalhas quantas empreendermos porque estamos com o bom direito ao nosso lado.E vamos lutar ao mesmo tempo em governamos o Brasil para que o nosso país retome o caminho do crescimento e do desenvolvimento “, concluiu.

Durante o discurso, Humberto Costa alertou que a oposição, ao receber as decisões do STF, se mobilizaria para conseguir outra maneira de estabelecer a tentativa de golpe.

“Obviamente, o presidente da Câmara e seus asseclas da oposição estão correndo para se recompor e traçar novas estratégias”, frisou o líder.

Além disso, ele enfatizou que a oposição “empreende desesperadamente no país” uma batalha contra o governo Dilma, pois o partido de Aécio Neves (PSDB-MG) ainda amargaria a derrota das eleições de 2014.

“Não toleram a derrota e, por isso, usam dos expedientes mais espúrios para ver suas vaidades satisfeitas.Eles querem chegar ao poder por via do golpe. Então, valeria a pena golpear a nossa democracia para, desavergonhadamente, subir a rampa do Planalto?”, questionou.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast