Para Luizianne Lins, saúde pública de Fortaleza vive “pior gestão”
Candidata do PT à prefeitura participou de debate, destacou legado social de sua gestão e criticou a falta de cuidado na área de saúde do atual prefeito
Publicado em
A candidata pelo PT à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, criticou duramente, durante debate com outros postulantes ao cargo, nesta quarta-feira (24), a saúde pública da capital cearense. As críticas foram dirigidas ao atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), candidato à reeleição.
Para Luizianne, Fortaleza vive um “descaso” em relação à saúde pública. Segundo ela, um dos grandes defeitos da atual gestão é o descuido em relação ao Hospital da Mulher, criado por Luizianne durante sua gestão, entre 2005 e 2012.
“O Hospital da Mulher infelizmente está sendo desconstruído e perdendo o sentido de ser um hospital específico para as mulheres. Até o diretor do hospital agora é um homem. É um dos maiores equipamentos do Brasil para cuidar das mulheres mas onde, infelizmente, elas não têm voz e vez na atual gestão. O hospital está sendo subutilizado”.
O primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Fortaleza foi transmitido, nesta quarta, pela TV Cidade. Além de Luizianne e de Roberto Cláudio, participaram Tin Gomes (PHS), Capitão Wagner (PR), Ronaldo Martins (PRB) e Heitor Férrer (PSB).
As observações se estenderam à saúde pública em geral.
“Nós estamos vivendo a pior gestão em saúde pública da história de Fortaleza. Essa gestão de supera na precariedade e na falta de remédio e médico nos postos de saúde. Essa situação, infelizmente, só se agrava”.
Detalhe importante: Roberto Cláudio é médico sanitarista. Luizianne lembrou que, quando foi prefeita, havia contratado mais de seis mil médicos e enfermeiros para as instituições de saúde da cidade.
Fazer muito mais
Luizianne destacou que concebeu e construiu o Vila do Mar – um dos maiores projetos urbanísticos na orla marítima da América Latina -, mas que a atual gestão tenta tomar para si os louros do investimento bem-sucedido.
Sobre o tema de mobilidade urbana, Luizianne desafiou o atual prefeito: “Qual foi o único projeto, e eu quero só um, não precisam de dois, não, que o senhor idealizou, fez o projeto, construiu e entregou a obra? Tudo o que o senhor tem feito em mobilidade urbana nós já havíamos deixado preparado. O senhor tem a mania de arrancar a placa dos outros e dizer que a obra a sua”.
A petista lembrou que, durante sua gestão, a passagem de transporte público de Fortaleza era a mais barata entre as grandes capitais brasileiras. Além disso, ela ciou ter oferecido gratuidade para mais de 10 mil pessoas com deficência e barateado a passagem ainda mais aos domingos.
No debate, Luizianne ainda firmou o compromisso de tornar a passagem mais barata também aos sábados.
Ela também ressaltou ter construído o maior projeto habitacional da história da cidade, que beneficiou milhares de famílias pobres da capital cearense.
Por fim, a candidata agradeceu o carinho do povo de Fortaleza e destacou suas ações mais importantes.
“Quem criou a festa do réveillon e o pré-carnaval, quem fez o Jardim Japonês, quem fez o novo estádio Presidente Vargas, que projetou as obras da Copa, quem requalificou o passeio público e a praia de Iracema, quem fez as Praças do Povo, pode, certamente, fazer muito mais. É isso que quero para Fortaleza”.
Assista ao debate na íntegra:
Eleições 2016 – Debate TV Cidade
Confira a íntegra do debate da TV Cidade entre os candidatos a Prefeito de Fortaleza!
Publicado por TV Cidade Fortaleza em Quarta, 24 de agosto de 2016
Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias