Parlamentares e internautas comemoram afastamento de Cunha

Brasileiros comemoram o afastamento de Cunha da Câmara por determinação do ministro Teori. No Twitter, hashtag #tchauquerido ficou nos TTS

O afastamento de Eduardo Cunha do mandato de deputado e, consequentemente, da presidência da Câmara, divulgado na manhã desta quinta-feira (5) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi comemorado por parlamentares de diversos partidos. No Twitter, o nome do parlamentar ficou, nesta manhã, entre os assuntos mais comentados.

“O Brasil acordou com uma notícia muito importante” celebrou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que chamou Cunha de “chefe do golpe” contra a presidenta Dilma Rousseff. “Caiu Cunha, agora é hora de derrubar o golpe”, afirmou.

Em vídeo gravado em frente ao STF, Pimenta ressaltou que o peemedebista “não reúne condições morais, éticas, políticas e jurídicas para estar a frente da Câmara, para ser deputado e para ser o juiz de um processo ilegal de tentativa de afastamento da presidenta Dilma”.

Segundo o deputado petista pelo Rio Grande do Sul, a saída de Cunha “definitivamente desmascara o golpe”. “O juiz do golpe é um bandido, é o líder de uma organização criminosa”, completou.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a decisão da Suprema Corte marca um dia histórico para o Brasil. “Nós hoje tivemos a boa notícia, finalmente, do afastamento do presidente da Câmara do seu mandato, não apenas do cargo”.

“A decisão do ministro Teori apenas comprova o que todos nós dissemos e nos livra, pelo menos por um bom tempo até que a cassação se dê, de um comandante contra a democracia, de um comandante da pauta do retrocesso e que manobra de forma autoritária e permanentemente para agredir a democracia e que comandou o processo de impeachment na Câmara contra a presidenta Dilma”, declarou.

Na avaliação dela, a saída de Cunha não “limpa o golpe”, porque ele continua “colado com Michel Temer”. “Todo mundo sabe que o comandante deste golpe é exatamente este: corrupto, acusado, investigado, que bloqueia a sua investigação, que bloqueia o Conselho de Ética, que quer impedir que seu processo chegue à cassação, que fez todas as manobras para tentar cassar a presidenta Dilma. É este o aliado de Temer, que continua montando o governo com Temer, indicando nomes para a equipe de governo”.

O afastamento de Cunha também foi comemorado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS). Para ela, Cunha usou sua posição dentro da Câmara para manipular sua retirada da função “e usou essa função para os motivos mais espúrios”.

“Aquilo que nós dissemos desde o início se confirma agora com essa decisão: Eduardo Cunha não tem qualquer legitimidade para conduzir o que quer que seja na Câmara dos Deputados. Que esse afastamento se consolide e que a gente possa virar essa página triste de um poder da República, como a Câmara, comandado por quem não tem nenhuma legitimidade para fazê-lo”, afirmou o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA), lembrou que Cunha é acusado de ter se beneficiado com pelo menos US$ 5 milhões em propinas de contratos da Petrobras. “Já está provado que o dinheiro estava em contas não declaradas em um banco suíço. Além disso, o nome de Eduardo Cunha aparece em diversas delações premiadas”, afirmou.

“O coração está em festa e o povo brasileiro está feliz! Ganhou a ética, ganhou a democracia, ganhou o povo! Vamos celebrar!”, afirmou Luiza Erundina (PSOL-SP).

“Melhor tarde que nunca: devemos comemorar essa vitória da democracia, mas não é à toa questionarmos por que a Justiça demorou tanto tempo, havendo tantas provas dos crimes desse senhor e tanta evidência, gritante, urgente, da ameaça que a ação dele significava para as instituições”, escreveu o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

#TchauQuerido
No Twitter, os brasileiros aproveitaram a decisão do STF para manifestar contentamento com o afastamento de Cunha.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast