PEC da Segurança foi bem recebida e terá urgência na Câmara, diz Adriana Accorsi

Em entrevista ao quadro “PT no Congresso” do Jornal PT Brasil, a deputada Adriana Accorsi (PT-GO) explica a importância da PEC, que foi entregue pelo governo Lula ao presidente da Câmara

Reprodução/TvPT

Deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) durante entrevista ao Jornal PT Brasil nesta quarta-feira (9)

Em entrevista ao vivo nesta quarta-feira (9) ao quadro “PT no Congresso”, no Jornal PT Brasil, transmitido pela TvPT, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) falou sobre a importância da PEC da Segurança Pública que foi entregue pelo governo Lula ao presidente da Câmara dos Deputados na terça-feira (8).

“Essa PEC é muito importante. O que acontece é que a questão da segurança pública hoje é um clamor da população, é a preocupação com a vida das pessoas que nós amamos. E o presidente Lula, demonstrando toda a sua atenção, a sua preocupação com essa questão, ele traz essa PEC, que foi muito bem recebida pela maioria dos líderes aqui na Câmara Federal. E justamente ela propõe uma nova forma de lidar com a segurança pública no Brasil”, explica.

A deputada petista destaca as alterações propostas pela PEC em contraponto ao que determina atualmente a Constituição Federal com relação ao tema: “A Constituição de 88 traz uma configuração na qual os estados é que têm competência primordial para a segurança pública, porém este sistema está ultrapassado, uma vez que hoje nós temos o crime organizado, que não só é interestadual como transnacional, necessitando portanto de uma nova configuração, de novas estratégias interligando as forças de segurança de todo o país, fortalecendo as forças de segurança federais, como a Polícia Federal, que passa a ter a competência para investigar os crimes de crime organizado e milícias interestaduais e transnacionais, e também incluindo as guardas municipais com forças de segurança dos municípios, para colaborar com as demais forças de segurança”, esclarece Adriana.

Leia mais: PEC da Segurança amplia combate à criminalidade e integra atuação das polícias

Adriana Accorsi enfatiza que o presidente Lula acatou sugestões dos governadores a respeito da PEC da Segurança Pública. “Atendendo a solicitação e sugestão dos governadores, o presidente Lula institui o Conselho Nacional de Segurança Pública e da Defesa Social, no qual estão incluídos não só a União mas os governos estaduais e os governos municipais e a sociedade civil para discutir e definir essas estratégias que buscam a união de todos os entes pela segurança pública do nosso país. É um grande avanço para a segurança pública, vai garantir recursos federais também para os estados e municípios, tanto na segurança pública preventiva como também no sistema penitenciário e, portanto, é muito importante, estamos animados em aprová-la em breve”. prevê.

A respeito do recebimento da PEC da Segurança na Câmara, a deputada Adriana Accorsi considera bastante positiva e informa sobre os próximos passos da sua tramitação na casa. “Teve uma boa repercussão essa entrega e, principalmente, a fala do presidente da Câmara, o deputado Hugo Mota, que já se declarou favorável à tramitação com urgência desta PEC. Então, ele já vai determinar que ela seja remedida à CCJ e, em seguida, será instalada a Comissão Especial que vai debater a PEC. Ela ainda pode receber sugestões e ideias, como estamos recebendo aqui na liderança do Partido dos Trabalhadores, os representantes das guardas municipais, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, e, com certeza, ela ficará melhor ainda e será aprovada em breve”, finaliza.

Assista à integra do Jornal PT Brasil desta quarta-feira (9) que traz a entrevista com a deputada Adriana Accorsi (PT-GO) no quadro PT no Congresso

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast