Pelo legado de Lula e sua liberdade, milhares marcham em Curitiba

Gratidão pelas conquistas nos governos do PT e indignação com a perseguição política que culmina numa prisão injusta motivou homens e mulheres de todo o país a ir às ruas

Ricardo Stuckert

Marcha de 1º de Maio lota as ruas de Curitiba

Milhares de pessoas participaram da marcha do Terminal Boa Vista até a Vigília Lula Livre, abrindo a programação do Primeiro de Maio em Curitiba. Gente de todo o Brasil caminhou em defesa da democracia e para dar bom dia ao presidente Lula. Após a marcha, a multidão ocupou a praça Olga Benário e ruas vizinhas, num clima de confraternização e camaradagem, antes de se dirigir ao Centro para o ato unificado das centrais sindicais.

Gumercindo Salvador veio de Nonoai (RS) para participar da marcha. “Estou aqui pelo bem das comunidades das terras indígenas de Nonoai e para dar um depoimento de tudo o que Lula fez pelos povos indígenas”, disse.

O líder cita a demarcação de terras, o programa Luz para Todos e as ações educacionais como os pontos fortes dos governos Lula e Dilma. “Sou um dos primeiros que aprendeu a ler nas terras Nonoai, no governo de Lula. Outros presidentes nunca levaram recursos para dentro das aldeias”, afirma.

Maria de Fátima Nunes de Castro veio do Rio de Janeiro e também estava na marcha. “Vim por causa do Lula. Ele é tudo nesse momento. Hoje é só emoção e Lula Livre “, resume. Ela diz que Lula é inocente e aponta erros nos processos de Moro contra ele. “Há uma campanha contra Lula. A comunidade jurídica nacional e internacional diz que o processo é cheio de falhas e ilegalidades”, afirma.

Quatro ônibus vieram de Londrina para a marcha da democracia, com sindicalistas, professores e estudantes . William Machado chegou com a namorada, Laura Pinotti. Ele é filiado ao PCO. “Pego a bandeira do PT com orgulho. Toda a esquerda deve se concentrar em libertar Lula. Ele é o eixo da luta democrática”, defende.

A união das esquerdas por Lula é atestada por Edmilson Silva, da CUT/SP, que também estava na marcha. “A esquerda está junta hoje. Lula é inocente”, afirma. Ele conta que 20 ônibus da cidade de São Paulo chegaram a Curitiba nessa manhã.

Victória Correa saiu de Londrina para participar da marcha. Ela é secretária de Mulheres do PT e se surpreendeu com o número de participantes da caminhada. “Eu tinha que estar aqui em Curitiba, onde tudo está acontecendo. Curitiba hoje é dos trabalhadores”, afirmou.

Por Luis Lomba, de Curitiba, para a Agência PT de Notícias