Petição online pró-golpe é suscetível a fraudes

O abaixo-assinado disponível pela internet possibilita assinar várias vezes usando os mesmos dados ou informações de terceiros, mesmo sendo fictícias

O abaixo-assinado lançado, na quinta-feira (10), pelo grupo que pede o impeachment da presidenta Dilma Rousseff é suscetível a fraudes. O grupo pró-golpe foi formalizado com a participação de partidos da oposição, mas o pedido de impeachment não foi apresentado.

A constatação da possibilidade de fraudes no sistema foi feita pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Segundo a reportagem, “é possível assinar a petição várias vezes usando os mesmos dados ou informações de terceiros”.

A matéria relata ainda que foram feitas diversas verificações “com nomes fictícios”, e que o site requer apenas e-­mail.

“Todas as tentativas levaram a uma página de compartilhamento, que agradece a adesão e registra o número de assinaturas obtidas”, confirma a reportagem. A petição online está registrada no domínio change.org.

Segundo um dos diretores da Change no Brasil, Pedro Prata, a plataforma tem um controle “bastante avançado” contra spam e não são contabilizadas assinaturas duplicadas ou associadas a e­mails falsos. “Identificamos quando são feitas muitas assinaturas do mesmo IP e também da mesma região em curto período de tempo.”

Da Redação da Agência PT de Notícias