Petista é eleito presidente do Parlamento Amazônico

Deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) assume cargo com a missão de promover nacionalmente o debate regionalizado e divulgar o potencial mineral que a Amazônia oferece ao Brasil

O deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) foi eleito, nesta segunda-feira (9), presidente do Parlamento Amazônico para o biênio 2015/16 na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Na sede da instituição em Brasília, Sinésio já participou de reunião ordinária com a nova diretoria e com os representantes dos estados que compõem a região norte do Brasil.

Com a missão principal de ampliar a atuação política e estreitar relações nas três esferas de poder que sustentam a democracia no Brasil, a Unale é a entidade que representa os deputados estaduais, assim como as 26 Assembleias Legislativas dos estados da Federação Brasileira e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

De acordo com Sinésio, um dos objetivos de seu mandato na Unale é promover nacionalmente o debate regionalizado com a realização de diversos Fóruns Permanentes nos estados para divulgar também o potencial mineral que a Amazônia oferece ao Brasil.

“Brasil importa 92% do potássio do minério voltado a produção de alimentos de fertilizante de Israel, da Rússia, da Bielorrússia e do Canadá, mas na verdade o Brasil só produz 8% dessa demanda que vem de Sergipe”, explicou o líder governista que defende a exploração mineral na Amazônia como nova alternativa para a Zona Franca de Manaus. “A segunda maior jazida de potássio do mundo se encontra lá na Amazônia e por que não extrair essa riqueza e consequentemente aumentar a produção do nosso estado”, ponderou o petista.

Como presidente do Parlamento Amazônico, Sinésio será responsável por difundir assuntos relacionados à geodiversidade e recursos hídricos nos estados da Amazônia. “Nós queremos que o debate da base chegue ao Congresso Nacional, sobretudo a exploração mineral indígena. Pois os indígenas estão vivendo de forma muita precária e precisando de assistência nas áreas da saúde e educação”, alertou o deputado.

Já em relação a atual escassez hídrica vivenciadas pela população do sul e sudeste do país, Sinésio ressaltou a necessidade de colocar em pauta nacional a discussão de melhores implementações de aprimoramento dos recursos hídricos do rio Amazonas. “O maior rio do país que é o rio Amazonas está sendo utilizado somente como meio de transporte”, criticou o petista.

Com o objetivo de reforçar a vocação do Poder Legislativo como catalisador da organização política da sociedade e reafirmar o papel das Assembleias no processo de transformação social do país, a Unale alinha forças, compartilha ideais e une os legislativos estaduais para participarem dos principais fatos da agenda política nacional. Os focos principais da instituição são a defesa dos interesses dos estados, o fortalecimento do princípio federativo e a ampliação das prerrogativas do legislador estadual.

Em reunião realizada na capital federal, os deputados discutiram sobre a Frente Popular pela unificação das eleições no Brasil, a Reforma Política, a Conferência Nacional das Assembleias que acontecerá no final do mês de março, no Espirito Santo e a realização de um seminário para os novos deputados durante o mês de abril. Na oportunidade também foi lançado à cartilha que aborda as ações desenvolvidas pela Unale nos últimos anos. O material será distribuído nas Assembleias nos próximos dias. O objetivo é tornar a Unale conhecida e convidar os parlamentares a se filiar e participar dos debates estabelecidos pela entidade, como a Renegociação das Dívidas dos Estados e a Reforma Política.

Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias