Petistas comemoram saída do Brasil do Mapa da Fome

Parlamentares compartilham mensagens em redes sociais diante desse momento histórico do Governo Lula

Ricardo Stuckert

Saída do Mapa da Fome da ONU é uma das grandes conquistas do governo Lula

Durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), evento que aconteceu na capital da Etiópia, nessa segunda-feira (28/7), foi anunciado oficialmente que o Brasil deixou o Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Mais uma vez o Governo Lula realizou um feito histórico, cumprindo uma das prioridades do plano de governo, que segue comprometido com políticas públicas sólidas e agenda de inclusão e equidade.

O líder da bancada na Câmara dos Deputados, deputado Lindbergh Farias (PT- RJ), relembrou os anos de desgoverno em postagem feita em seu perfil na rede social X.  “Sob a gestão de Jair Bolsonaro, o Brasil viveu uma tragédia social. Milhões foram lançados de volta à miséria, o país voltou ao Mapa da Fome e cenas brutais como a fila do osso escancararam o abandono de um governo. Foi a maior vergonha humanitária da nossa história recente”, pontuou. “Hoje, sob o Governo Lula 3, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome”.

Políticas públicas efetivas

Já o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT- CE), frisou a importância de políticas públicas comprometidas com a necessidade do povo. “Isso significa que o Governo Lula reduziu a insegurança alimentar grave e a subnutrição para menos de 2,5% da população. Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”.

Também reforçou o compromisso do Governo Lula, em seu perfil na rede, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG). “Isso é resultado do trabalho sério do Presidente Lula e as políticas públicas que cuidam de quem mais precisa, combatendo a fome e construindo um país mais justo e solidário! E seguimos juntos nessa luta”.

Leia mais – Saída do Mapa da Fome: “Hoje, eu sou o homem mais feliz do mundo”, diz Lula

Brasil referência mundial

Com o marco histórico o Brasil passa a ser reconhecido internacionalmente no enfrentamento à insegurança alimentar. O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) salientou o feito: “Depois do retrocesso até 2022, o Governo Lula retomou políticas públicas e o compromisso com quem mais precisa. Com menos de 2,5% da população em risco, o Brasil volta a ser referência no combate à fome”.

Leia mais declarações dos parlamentares:

Vicentinho (PT-SP) – Sair do Mapa da Fome é uma vitória do povo brasileiro e das políticas públicas que priorizam quem mais precisa. É prova de que, com vontade política, é possível combater a desigualdade e garantir o direito básico à alimentação!

Dr. Francisco (PT-PI) – Esta vitória alcança milhões de famílias que passavam fome, alegra os brasileiros e fortalece nosso país como referência mundial em políticas públicas de superação da pobreza como o Bolsa Família, de cuja lei fui relator, e tantas outras. Parabéns, Presidente Lula; ministro Wellington Dias e equipe!

Bohn Gass (PT-RS) – Quando um governante acaba com a fome em seu país, torna-se um herói nacional. Lula fez isso não uma, mas duas vezes! Mudou a história e provou: é possível fazer o Brasil crescer com distribuição de renda e comida. Não pode haver maior prova de amor ao povo brasileiro.

Lenir de Assis (PT-PR) – O PT tirou o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez, mas as manchetes tratam o tema como se fosse um grande acaso do destino. A imprensa comemora e ninguém cita nosso partido ou Lula. Não se enganem! Pegamos um país com políticas públicas desmontadas depois de seis anos: dois do Temer golpista e quatro de Jair Bolsonaro. E mesmo com a grande maioria do atual Congresso sendo de direita, causando extrema dificuldade, estamos conseguindo implementar uma agenda progressista. Por isso defendemos Lula onde for preciso. E não nos curvamos aos EUA. Soberania é inegociável!

Rogério Correia (PT- MG) – Ele tirou 2x o Brasil do Mapa da Fome. Soberania é inegociável, e junto dela a nossa soberania e segurança alimentar. Valeu, Lula!

Reimont (PT- RJ) – Mapa da Fome e Governo Bolsonaro nunca mais! Após Bolsonaro ter jogado o povo na miséria e na fila do osso, nosso Governo Lula conseguiu colocar comida de verdade na mesa da população, tirando nosso país do Mapa da Fome novamente.

Carlos Zarattini (PT- SP) – Precisamos mostrar à população a diferença entre um governo que defende os mais pobres e outro que governa para bilionários. Com Bolsonaro: fome e fila do osso. Com Lula: o Brasil saiu de novo do Mapa da Fome. Esse resultado vem de políticas que combinam transferência de renda, geração de empregos, valorização do salário mínimo e, sobretudo, compromisso com o povo brasileiro.

Ivoneide Caetano (PT- BA) – O Brasil voltou a sair do Mapa da Fome! O anúncio feito hoje pela FAO/ONU comprova: políticas públicas sérias e compromisso com o povo fazem a diferença. Com o Governo Lula, a insegurança alimentar grave caiu para menos de 2,5%. É o povo voltando a comer com dignidade!

Merlong Solano (PT- PI) – Brasil fora do Mapa da Fome! Um marco histórico que mostra o compromisso do Presidente Lula e do ministro Wellington Dias com a dignidade e a justiça social. Quando o povo tem comida no prato, o país tem futuro! As diferenças entre a extrema direita e a esquerda vão muito além do discurso: agora mesmo, enquanto Netanyahu, com apoio de Trump, mata crianças de fome em Gaza, o Brasil de Lula e Wellington Dias retira nosso País do Mapa da Fome. É oficial: o Brasil saiu do Mapa da Fome!

Luizianne Lins (PT- CE) – O anúncio foi feito nesta segunda (28/07), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia. Uma conquista histórica do Governo Lula, alcançada em tempo recorde, com políticas públicas e compromisso com o povo e a fome.

Kiko Celeguim (PT- SP) – O Brasil está, oficialmente, fora do Mapa da Fome! A ONU reconheceu que, entre 2022 e 2024, conseguimos reverter um cenário grave de insegurança alimentar. Só em 2023, 24,4 milhões de pessoas voltaram a se alimentar três vezes ao dia. É como se, diariamente, a população inteira de Santo André deixasse de passar fome. Isso só foi possível porque o Presidente Lula colocou a luta contra a fome no centro das ações, com o fortalecimento do Bolsa Família, valorização do salário mínimo e incentivo à agricultura familiar. O Brasil voltou a cuidar de quem mais precisa!

Pedro Uczai (PT-SC) – Isso é resultado de políticas públicas sérias, do compromisso com o povo e de um governo que prioriza quem mais precisa. Vale lembrar: não faz muito tempo, no governo Bolsonaro, milhões de brasileiros estavam na fila do osso, disputando restos para sobreviver. Hoje, o Brasil volta a ser referência mundial no combate à fome. Com Lula, o povo volta a ter dignidade no prato e esperança no futuro.

Josias Gomes (PT- BA) – A meta do Governo Lula era erradicar a fome no Brasil até 2026. No entanto, o trabalho incansável do presidente, com políticas públicas que priorizaram a redução da pobreza – como o Bolsa Família, Pé-de-Meia, aumento real do salário mínimo, aliado ao estímulo à geração de emprego, ao aumento da renda dos trabalhadores, ao apoio à agricultura familiar, ao fortalecimento da alimentação escolar e ao acesso à alimentação saudável – contribuiu para tirar o Brasil do Mapa da Fome em meados de 2025.

Natália Bonavides (PT- RN) – Histórico! Pela segunda vez, o Brasil sai do Mapa da Fome, de acordo com relatório da ONU. Mais um compromisso firmado pelo Presidente Lula ainda na campanha que se concretiza. Com o PT, nosso país defende seu povo e sua soberania. Avançaremos muito mais!

Rubens Otoni (PT-GO) – Lula cumpriu mais uma promessa e o Brasil está fora do Mapa do Fome. Ainda temos muito o que fazer, mas o nosso país está no rumo certo. Pode espalhar que o Presidente Lula está transformando o Brasil.

Alencar Santana (PT-SP) – Graças às políticas do Governo Lula, saímos novamente do Mapa da Fome da ONU. Isso significa que a insegurança alimentar grave e a subnutrição atingem hoje menos de 2,5% da população — um marco histórico para o nosso país.

Flávio Nogueira (PT-PI) – O Brasil está fora do Mapa da Fome, conforme relatório divulgado pela ONU. Uma conquista histórica! O avanço é resultado das políticas sociais e econômicas do governo do Lula, que recolocou o Brasil nos trilhos do desenvolvimento e do bem-estar social.

Camila Jara (PT-MS) – O Brasil está mais uma vez, fora do Mapa da Fome! É com muita esperança e orgulho que compartilho essa notícia. Políticas públicas que colocam comida no prato e dignidade na vida do povo funcionam e o Governo Lula está provando isso. Seguimos lutando por um Brasil justo!

Jilmar Tatto (PT-SP) – Para desespero de bolsonaristas e alguns empresários que xingam o Bolsa Família, o Brasil, sob o comando de Lula, sai novamente do Mapa da Fome! Garantia de comida na mesa é sinônimo de dignidade! Por isso eu faço o L!

Ana Pimentel (PT-MG) – O Brasil está novamente fora do Mapa da Fome! Mais uma vez, conquistamos uma vitória histórica: o nosso país deixa o Mapa da Fome graças a políticas públicas eficientes, que colocam a vida e a dignidade no centro das prioridades. Não podemos esquecer: depois de anos de retrocessos, é o Governo Lula que, pela segunda vez, retira o Brasil da fome.

Dandara (PT-MG) – O Brasil saiu do Mapa da Fome! Com Lula, o povo volta a comer e ter dignidade no prato. Quando o Brasil combate a fome, ele se reencontra com sua soberania. País soberano é país que cuida do seu povo!

Dimas Gadelha (PT-RJ) – Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Enquanto uns servem ódio e fake news, Lula serve arroz, feijão e dignidade. Enquanto golpista chora, o povo janta. Quando o povo governa, a fome recua e a esperança enche o prato. Esse é o projeto: comida, respeito e justiça social!

Reginaldo Lopes (PT-MG) – Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome uma vez. Depois, Bolsonaro colocou o povo na fila do osso. Lula voltou, e voltou para cuidar da nossa gente.

Maria do Rosário (PT-RS) – O Brasil voltou! Durante o governo Bolsonaro, 33 milhões de brasileiros passaram fome. Hoje, com Lula, o país sai novamente do Mapa da Fome.

João Daniel (PT-SE) – Com Lula na Presidência, e o apoio do nosso mandato e da bancada do PT, fortalecemos políticas como o Bolsa Família, Pé-de-Meia, PAA e Cozinhas Solidárias. Combater a fome é uma decisão política e nós reafirmamos nosso compromisso nesta luta.

Rui Falcão (PT-SP) – Brasil fora do Mapa da Fome! Boa notícia pra começar a semana: com Lula, o povo é prioridade — e comida no prato é realidade! Menos de 2,5% da população em subnutrição. Promessa cumprida com política séria e dignidade.

Jorge Solla (PT-BA) – Brasil sem fome! O Presidente Lula pegou o país em frangalhos após 4 anos de desastre em todas as áreas, mas o Brasil está voltando aos trilhos Soberania é inegociável!

Patrus Ananias (PT-MG) – Pela segunda vez a ONU retira o Brasil do Mapa da Fome. O acúmulo de experiência dos governos petistas no combate à fome, com a implantação e consolidação de políticas públicas vigorosas e assertivas, permitiu que o Governo Lula fizesse isto em tempo recorde.

Leonardo Monteiro (PT-MG) – Lula prometeu. Lula cumpriu! O Brasil está fora do Mapa da Fome: menos de 2,5% da população em risco de subnutrição. A conquista veio em apenas dois anos de governo. Quem cuida do povo de verdade, faz acontecer.

Adriana Accorsi (PT-GO) – Depois de retrocessos no governo anterior, conseguimos, por meio de políticas públicas e compromisso com o povo, vencer mais uma vez a fome que tanto nos envergonhava.

Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – Uma vitória do povo brasileiro! O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome! Essa era uma promessa de campanha do Presidente Lula que está sendo cumprida com seriedade e resultados. Seguimos firmes ao lado de quem trabalha para reconstruir o Brasil com justiça social!

Waldenor Pereira (PT-BA) – Uma notícia para ser celebrada com muita alegria! O Brasil está novamente fora do Mapa da Fome, afirma relatório da ONU! O Presidente Lula, mais uma vez, cumpriu a sua promessa ao povo brasileiro. Isso é compromisso social e trabalho sério voltado para quem mais precisa!

Zeca Dirceu (PT-PR) – A sorte de ter um presidente que se preocupa com o povo que mais precisa! Fila do osso, nunca mais!

Paulo Pimenta (PT-RS) – O Brasil está fora do Mapa da Fome novamente!

Do site do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast