Petistas ressaltam potenciais do Nordeste e exaltam figuras ilustres da região

Câmara teve sessão solene marcada pelo ritmo contagiante do xote, xaxado e baião entoando no plenário da Casa em homenagem ao Dia do Nordestino

Lula Marques

Com a presença do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), prefeitos, vereadores, parlamentares federais e representantes da cultura nordestina em Brasília, a Câmara dos Deputados, por solicitação da deputada Rejane Dias (PT-PI) realizou sessão solene marcada pelo ritmo contagiante do xote, xaxado e baião entoando no plenário da Casa em homenagem ao Dia do Nordestino, comemorado no último dia 8 de outubro. A sessão se realizou na manhã desta terça-feira (5).

“Tem vários Nordestes dentro do Nordeste, com jeitos e sotaques. A cultura nordestina é tão vasta e tão rica, tão cheia de vida e de história que merece muito mais que um dia como esse para a gente comemorar. E o dia de hoje é especial sim, pois estamos aqui reunidos para falar do orgulho de ser nordestino, dia para valorizar o que é nosso: a nossa história, a nossa cultura e a nossa gente”, destacou Rejane Dias.

A deputada lembrou que é um dia para celebrar, mas também para lembrar do desafio pelo qual passa a região com o derramamento de óleo que ocorreu recentemente e que já atinge as praias dos nove estados nordestinos.

“Não há como celebrar esse dia sem falar de uma luta que a gente trava hoje, no cotidiano desses últimos dias. Não tem como não abordar a situação das nossas praias, o óleo que tomou conta das nossas belíssimas praias que temos orgulho de falar e mostrar, porque é algo peculiar do Brasil e do Nordeste. São mais de 4 mil toneladas de óleo que chegaram às nossas praias, e a ação do governo chegou muito tarde e a reação da natureza construiu um cenário muito triste, que precisamos debater para que situações como essa não aconteçam mais, além de punir os responsáveis pelo derramamento de óleo”, lamentou Rejane Dias.

Lula, o ilustre nordestino

Ao discursar em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) fez questão de lembrar das figuras ilustres do Nordeste, como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Margarida Alves, Dandara, entre outros, mas exaltou o nordestino mais ilustre que ocupou a cadeira presidencial no Palácio do Planalto.

“Eu encerro a galeria com o mais notório exemplo de nordestino que conquistou o Brasil e o mundo. Um menino pobre, que contrariando o destino, entrou para a história como o primeiro operário presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, preso político que mesmo caluniado, atacado, perseguido, há de superar na história os seus algozes”, sentenciou Assis Carvalho.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) disse que a sessão solene reafirma o compromisso do parlamento e da Bancada do PT com o povo nordestino. O petista destacou ainda, que o Nordeste é uma região rica na cultura, na diversidade, e ajudou a construir esse País. Ele também referendou personalidades do mundo artístico e cultural da região, mas exaltou a figura mais emblemática dos últimos tempos do povo nordestino.

“Hoje, mais do que nunca, nesta sessão solene não dá para não reverenciar grandes lideranças do Nordeste. Um exemplo é o rei do Baião, Luiz Gonzaga, e do nosso presidente Lula, que venceu a fome, o preconceito, se tornou o presidente da República e levou o povo nordestino a outro patamar, a ser respeitado, a ser colocado na rota do desenvolvimento. O presidente Lula resgatou a autoestima, a dignidade do povo nordestino. Num momento como esse não dá para não homenagear e pedir a liberdade do presidente Lula”, enfatizou Carlos Veras.

A deputada Marília Arraes (PT-PE) exaltou o povo nordestino. “O nordestino merece todas as homenagens por sua garra, força e coragem de enfrentar tantos desmandos ao longo da história. A sessão solene proposta pela deputada Rejane foi fundamental para mostrarmos um pouco da nossa cultura ao País e aproximarmos a Casa de tantos nordestinos espalhados pelo Brasil”, disse.

Consórcio

O governador Wellington Dias destacou a força do povo nordestino que, segundo ele, se destaca pela determinação, coragem e pela vontade de vencer. “E vence numa região muitas vezes de muitas dificuldades, e vence também quando se abrem oportunidades em outros estados ou outros lugares do mundo”.

Wellington Dias aproveitou para destacar o novo caminho que os novos estados do Nordeste seguem neste momento, o Consórcio dos Governadores do Nordeste. “É um olhar de uma região com 53 milhões de habitantes, maior do que 150 países do mundo, um trilhão de Produto Interno Bruto, aproximadamente, e uma região com potencial gigante para crescimento”, frisou Dias, ao citar que o consórcio abrange municípios, estados e o governo federal.

“Unificando esforços e não trabalhando um estado contra o outro, nós vamos abrir cada vez mais oportunidades em áreas que temos grande potencial, ou seja, o Nordeste do turismo, da mineração, do gás, do petróleo, o Nordeste que tem o maior crescimento na área de energias limpas, renováveis, eólica, solar e o Nordeste que tem a capacidade de 40 gigawatts em energia renovável para oferecer ao Brasil”, explicou o governador.

Também participaram da sessão solene os parlamentares Erika Kokay (PT-DF), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Paulo Teixeira (PT-SP).

Por PT na Câmara