Pimentel destaca papel da bancada feminina do PT na Câmara dos Deputados

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, a nova presidenta da Comissão de Direitos da Mulher detalha plano de trabalho e destaca papel das parlamentares no Congresso

Gustavo Bezerra

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) defende unidade entre as parlamentares do PT

Na atual legislatura, os parlamentares do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras têm espaços ocupados importantes tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. O resultado evidencia o fortalecimento e a unidade do trabalho desenvolvido pelas companheiras do PT no Congresso, a começar pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que foi eleita no ano passado para assumir a Secretaria da Mulher , que coordena a Bancada Feminina. 

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT, a deputada Ana Pimentel (PT-MG), que assumiu a presidência da Comissão de Direitos da Mulher na quarta-feira (20), comentou este quadro das suas pares na Casa, e falou sobre os planos para a sua gestão frente à comissão.

“O nosso partido hoje está em funções muito estratégicas, institucionais no trabalho de mulheres da Câmara. A Benedita, nossa querida Benedita, hoje é secretária de Mulheres, ela coordena a Bancada Feminina, queria dar destaque a isso. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) está na Mesa Diretora. A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) está na Secretaria da Infância, da Adolescência e da Juventude, e agora eu ocupei a presidência da Comissão de Mulheres. Nós vamos trabalhar de maneira articulada aqui na Câmara, trabalhando conjuntamente. As prioridades que o nosso partido coloca é o que vamos desenvolver juntas”, informou. 

Pimentel também destacou o coordenadora da bancada feminina do PT, Jack Rocha (PT-ES): “Vamos trabalhar em conjunto também com a coordenadora da nossa bancada, que é uma grande referência para todos nós, bem como com a nossa secretária nacional de mulheres do PT, Ana Moura. Então nós atuaremos juntas com as prioridades do governo, sempre em conjunto com o Ministério das Mulheres e o Ministério da Igualdade Racial, da ministra Anielle Franco.” 

Para Jack Rocha, “o PT é vanguarda na luta pela participação das mulheres , foi o nosso partido que elegeu a primeira mulher presidenta da república, elegemos um operário e assim somos forjadas na essência do que é a democracia. A maior bancada feminina da Câmara é do PT, é potente e está preparada para debater e construir conquistas das mulheres brasileiras e ser referência para o mundo com mais equidade e oportunidades”

Vale destacar que a deputada Dilvanda Faro (PT-PA) também é a nova presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários. Além disso, a Frente Feminista Antirracista tem a presença da companheira Reginete Bispo. E no Senado, a senadora Augusta Brito (PT-CE) preside a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. 

Prioridades de trabalho para a Comissão de Direitos da Mulher 

Durante uma entrevista, um parlamentar apresentou temas que serão trabalhados pela Comissão da Mulher nesse próximo período. Ela explicou que, em 2024, comemora-se 20 anos da Política Nacional de Saúde Integral das Mulheres, medida inovadora durante o primeiro governo do presidente Lula e, por esta razão, a saúde das mulheres será uma das pautas que serão elaboradas no colegiado.

“Esse ano é um ano muito importante para quem defende a saúde das mulheres, porque está completando 20 anos da Política Nacional de Saúde Integral das Mulheres. Então, queremos contribuir com esse processo de revisão dessa política, de formulação, e a Comissão de Direitos da Mulher vai atrapalhar muito isso, para que as pessoas contribuam com a atualização dessa política. Outra prioridade que nós colocamos também é trazer as mulheres dos movimentos sociais. Com a construção da militância das mulheres, da defesa das mulheres, do feminismo aqui para a Câmara, para as pessoas ouvi-las, para que elas pensem ativamente nesse processo de construção da Comissão de Mulheres aqui na Câmara”, revelou.

Ainda de acordo com Pimentel, a Comissão também pretende contribuir com o desenvolvimento do GT de Cuidados da Câmara: “Nós vamos trabalhar conjuntamente com a Secretaria de Mulheres para aprofundar essa política de cuidados, pois queremos colaborar com o Ministério das Mulheres para essa formulação. ”, disse. 

Grupo de parlamentares no G20 

Na entrevista, um deputado ainda falou sobre o P20 , grupo liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países do G20, e que visa envolver os espaços para fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação prática de acordos internacionais nos países membros do Grupo dos 20. “ Existe um espaço parlamentar importantíssimo, que é o P20, e nós, mulheres da Câmara, vamos construir o encontro de mulheres parlamentares do P20”, informou. 

Haverá, em julho, entre os dias 1º e 2, na cidade de Maceió (AL) o encontro do grupo: “Durante a atividade, vamos tratar exatamente das prioridades do G20, com foco na construção de uma política de desenvolvimento sustentável que coloque com centralidade das mulheres, o enfrentamento à desigualdade, o enfrentamento à pobreza, bem como o enfrentamento à violência de gênero. Esses são temas que vamos trabalhar junto com o grupo do P20”, concluiu. 

Da Redação Elas por Elas, com informações do PT na Câmara e G20 Brasil 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast