PL de Bolsonaro de mineração em terras indígenas repercute pelo mundo

O jornal The Guardian destacou que decisão vai acelerar desmatamento na Amazônia. O canal turco TRT World lembrou que “comunidades indígenas estão sob ameaça”

Jair Bolsonaro (sem partido) segue com seu objetivo de devastação ambiental e de ataque aos indígenas. Após incentivar incêndios na Amazônia, ele quer entregar as terras dos povos originários aos interesses de grandes empresários, fazendeiros e da mineração. Nesta quinta-feira (6), o governo enviou à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que realiza esse “sonho” de Bolsonaro, como ele mesmo definiu.

A desastrosa decisão do presidente repercutiu em veículos de imprensa de todo mundo, como o diário britânico The Guardian, que destacou que ambientalistas alertam que a mineração vai acelerar o desmatamento. Há pouco mais de um ano, o jornal já havia alertado sobre os riscos da decisão de Bolsonaro de entregar o Ministério do Meio Ambiente ao agronegócio.

Agora, o The Guardian lembrou que o plano do governo de  permitir  agricultura comercial em larga escala em reservas indígenas não é permitido pelas leis ambientais atuais do Brasil.

O jornal argentino Página 12 ecoou as denúncias das organizações indígenas, que apontaram que o PL trará o “extermínio” das comunidades das reversas. A publicação divulgou o vídeo em que a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB),  Sonia Guajajara, critica a decisão do governo. O sonho dele, Bolsonaro, é nosso pesadelo e nosso extermínio, porque a mineração traz morte, doença, miséria e acaba com o futuro de nossos filhos”, disse a líder indígena. Para o Jornal, “a determinação de Bolsonaro mostra que as críticas dentro e fora do Brasil pela multiplicação de incêndios e pelo aumento do desmatamento não causaram muito efeito”.

Da Colômbia, o jornal El Tiempo publicou a manchete ‘Bolsonaro mais perto de entregar a Amazônia à mineração’A publicação lembrou ainda que a “a nomeação de um missionário evangélico para tratar de assuntos relacionados a índios isolados, mostram disposição para avançar rapidamente com uma agenda que mescla os interesses dos setores do agronegócio com os dos grupos ultraconservadores”.

O canal de notícias da Turquia TRT World divulgou uma reportagem de vídeo que destaca que “as comunidades indígenas estão sob ameaça” com Bolsonaro. O veículo lembrou do desmatamento na Amazônia e destacou a hashtag #AmazonDeforestation em sua página.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do The Guardian, Página 12, El Tiempo e TRT World

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast