Plano de Lela foca em melhorar áreas fundamentais do cotidiano do povo de Florianópolis

Petista quer investir em mobilidade urbana, tarifa zero no transporte público, saúde e educação, refletindo a vontade da maioria da população, e não de uma casta que vive em bolhas na ilha catarinense

Divulgação

Lela caminha ao lado do povo rumo a uma Florianópolis desenvolvida social e economicamente

“A cidade que queremos é real. Aquela que não vive na bolha criada pelos que se beneficiam das desigualdades, mas que seja da maioria da população (..)”. É com essa mensagem, que faz referência às desigualdades perpetuadas por interesses de grupos privilegiados que vivem em bolhas na capital que tem uma rica indústria de turismo, que Lela apresenta seu plano de governo para Florianópolis.

Com o objetivo de garantir, na prática, o compromisso de transformar a cidade em um lugar mais inclusivo, onde as políticas públicas atendam às necessidades de todos os habitantes, o petista dividiu seu plano de governo em três principais eixos principais: 1) Uma cidade humanizada e humanizadora; 2) transição ecológica, justa e participativa; 3) participação popular e desenvolvimento.

Dentro do eixo 1, a proposta central de Lela para a mobilidade urbana reconhece que um transporte urbano ineficiente torna Florianópolis menos acessível. Nesse sentido, ele propõe diversas medidas para enfrentar esses problemas e melhorar a mobilidade: implementação de tarifa zero progressiva; investimento em frota elétrica de ônibus urbano e infraestrutura pública para ciclistas.

Leia mais: Em Florianópolis, Gleisi reitera apoio de Lula à candidatura de Lela a prefeito

Segurança é prioridade

O candidato também pretende aprimorar a central de inteligência municipal; implantar e reforçar grupamentos especializados na guarda municipal; criar sistema de medição de conflitos da guarda municipal, entre outras ações para garantir mais segurança pública.

Ainda no primeiro eixo, o candidato traz o compromisso de apoiar iniciativas para garantir empreendedorismo e desenvolvimento de micro e pequenas empresas no município.

Além disso, Lela apresenta ações para combater as desigualdades sociais que incluem a criação do centro de atenção e promoção da identidade racial municipal; a comissão de resgate histórico da história negra; o centro municipal de referência LGBTQIA; etc.

Melhorias na saúde e na educação

O candidato também pretende implementar uma série de medidas para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços de saúde em Florianópolis, incluindo: atendimento de pequenas emergências nas UBS; ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde públicas, incluindo UBS e hospitais, para melhor atender à demanda da população.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Na área de educação, Lela propõe diversas iniciativas para melhorar a qualidade e a acessibilidade do sistema educacional em Florianópolis que incluem: ampliação das vagas em creches e criação de Lei para Limitar o Percentual de ACTs, entre outras.

Minha Casa, Minha Vida

Lela também inclui propostas significativas para moradia e habitação em seu plano de governo. Entre as principais iniciativas estão: construção de dois complexos do Minha Casa Minha Vida e inclusão das mudanças climáticas no plano diretor.

No eixo 2, que aborda a transição ecológica, justa e participativa, o plano de governo de Lela inclui uma série de propostas para enfrentar desafios ambientais e mudanças climáticas em Florianópolis. As principais ações destacadas são: recuperação de investimento da flora e defesa civil; estruturação de todas as UCS municipais; contratação de novos fiscais ambientais, criação da lei de proteção de mangues e restinga.

Leia mais: Lúdio Cabral vai reestruturar a saúde e enfrentar crise climática em Cuiabá

No eixo 3, que engloba a participação popular e desenvolvimento, o candidato pretende resgatar o legado da gestão petista de Sérgio Grando, que criou o Conselho de Orçamento Participativo em 1993, um importante modelo de participação pública democrática, progressista e popular, mas que, infelizmente, foi abandonado pelos gestores posteriores.

As principais ações propostas por Lela para fortalecer a democracia e participação cidadã em Florianópolis incluem implantar o orçamento participativo; criar a Secretaria de Gestão e Inovação pública; aplicar indicadores de eficiência; prestação de contas semestrais em todas as regiões, entre outras iniciativas. “Nós vamos trabalhar para que a população retome o seu protagonismo no poder de decisão do seu dia a dia,” conclui Lela.

Clique aqui para conferir a íntegra do plano de governo de Lela

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast