Precarização de Guedes afasta profissionais de empregos qualificados

Destruição do mercado vai além da falta de proteção legal, e profissionais com formação universitária aceitam vagas que não exigem ensino superior e pagam menos

No Brasil de Guedes, a qualificação profissional vai perdendo força (Foto: José Paulo Lacerda - CNI)

A propalada “recuperação” dos postos de emprego no Brasil após a crise da pandemia traz em seu bojo a decadência do mercado de trabalho. Nessa última quadra do desgoverno Bolsonaro, a ocupação cresce com mais intensidade apenas em posições que exigem menor escolaridade, os salários são mais baixos e as perspectivas de ascensão profissional são mínimas, pela baixa complexidade das vagas oferecidas.

“O mercado de trabalho vai se precarizando não somente no estabelecimento de vínculos de trabalho sem proteção trabalhista ou social, mas também por meio da geração de empregos pouco complexos e pela perda de rendimentos.” Esse é o quadro pintado pelo boletim Emprego em Pauta, divulgado nesta terça-feira (13) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Os técnicos da entidade afirmam que a expansão da ocupação ocorre em posições que exigem menos qualificação formal. “O aumento da escolarização da população, visto na última década, tem sido pouco aproveitado pelo mercado de trabalho nessa retomada da atividade econômica”, apontam os pesquisadores.

Conforme o estudo, o número de pessoas ocupadas cresceu 9,9% entre o segundo trimestre de 2021 e o de 2022. Nesse período, o grupamento ocupacional com maior expansão foi o de trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados (17,9%), seguido por operadores de instalações e máquinas e montadores (15,8%).

Nesse período, a ocupação cresceu cinco vezes menos entre atividades que, em geral, exigem nível superior. Entre elas, diretores e gerentes (3,0%) e profissionais das ciências e intelectuais (3,4%), as chamadas ocupações típicas para esse grau de qualificação.

Proporcionalmente, a ocupação cresceu com mais intensidade entre pessoas com menor escolaridade – sem instrução e com menos de 1 ano de estudo (31,4%), e ensino médio incompleto ou equivalente (14,0%). Entre os que têm superior incompleto ou equivalente, a quantidade de ocupados ampliou-se em 6,1%, enquanto entre os com ensino superior completo, cresceu somente 3,6%.

A falta de vagas para profissionais com maior qualificação fez com que, entre os trabalhadores com superior completo, o crescimento das ocupações consideradas não típicas (6,7%) fosse bem maior que as ocupações típicas (1,3%).

Com isso, entre os 749 mil trabalhadores com ensino superior que encontraram ocupação em 12 meses, apenas 160 mil ingressaram em vagas que requerem formação superior. Outros 589 mil, ou 78,6%, tiveram que se contentar com vagas de baixa escolaridade. Entre essas ocupações não típicas, o número de balconistas e vendedores de lojas cresceu 16,4% e o de vendedores a domicílio, 6,8%, englobando 567 mil pessoas.

Com relação ao rendimento médio, os ocupados com superior completo foram os que sofreram a maior perda (-5,6%), seguido pelos com ensino médio incompleto ou equivalente (-1,8%). Entre os que possuíam ensino superior completo, o rendimento médio aumentou somente em três grupos ocupacionais, caindo em outros sete.

Retrocesso bolsonarista ameaça oportunidade no mercado de TI

O mercado de trabalho nacional regrediu desde o golpe de 2016 contra a presidenta legítima Dilma Rousseff. O usurpador Michel Temer, com uma “reforma trabalhista” que abriu as portas para a precarização, e Jair Bolsonaro, com seu mantra “melhor emprego sem direitos que direitos sem emprego”, criaram um “país dos trabalhadores informais”.

LEIA MAIS: No Brasil de Guedes, trabalho informal bate novo recorde

Bolsonaro foi além e promoveu devastação inédita no campo do conhecimento. Transformou o Ministério da Educação (MEC) em território de negacionistas e balcão de negócios escusos com pastores ilegítimos, enquanto estrangulou o orçamento para Ciência e Tecnologia. Ao sabotar a inteligência nacional, agravou a degradação do mercado do trabalho no momento em que o país discute a transição para o trabalho 4.0.

Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que o Brasil terá que contratar mais de 790 mil profissionais de Tecnologia de Informação (TI) até 2025. Realizado no ano passado, o levantamento estimava que seria preciso formar mais de 150 mil pessoas ao ano, mas apenas 53 mil pessoas são formadas anualmente em TI no Brasil.

LEIA MAIS: Lula: “É preciso que sejamos fortes na indústria e na ciência e tecnologia”

“Já atrapalha o desenvolvimento de projetos muito necessários em diversos setores, porque a tecnologia digital tende a dominar tudo. Corremos o risco de ficar para trás”, alerta José Pastore, economista da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Hoje, o Brasil aparece em 9° lugar no ranking de países onde empresas relatam dificuldade em preencher vagas de profissionais de TI, aponta estudo da consultoria especializada em recursos humanos Manpower Group. O setor de TI é o primeiro com demanda alta de vagas (40% das empresas precisam de contratações) e o segundo com mais dificuldade de preenchê-las (84%), atrás apenas do setor bancário (86%).

“É preciso que se faça o diagnóstico correto do que é necessário para as empresas, para daí passar para políticas públicas e o diálogo com redes de ensino e avançar no currículo e metodologias mais modernas”, diz o presidente da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Lula: “País precisa investir em Educação, Ciência e Tecnologia para crescer”

A necessidade de reorganizar o mercado de trabalho e recuperar os investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia vem sendo ressaltada seguidamente por Luiz Inácio Lula da Silva em suas intervenções. “Commodities são importantes, o Brasil é importante e competente em produzir commodities”, disse Lula em entrevista à Rádio Passos (MG), em fevereiro. “Mas também é preciso que sejamos fortes na indústria, na ciência e tecnologia, e na indústria digital, que é o que manda no mundo hoje.”

Leia a íntegra da entrevista de Lula para a rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG)

“Para que tenha emprego de qualidade você precisa investir na Educação. Se você não conseguir investir na Educação, investir em Ciência e Tecnologia, investir para formar a nossa juventude, o Brasil não vai crescer”, afirmou o candidato ao terceiro mandato presidencial em entrevista para a rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG), em junho.

No último dia 28, durante visita à 74ª Reunião Anual da SBPC, Lula lembrou o legado das gestões petistas na área, lamentou o apagão científico provocado pelo desgoverno Bolsonaro e sinalizou ações para um eventual novo mandato. Nele, o conhecimento será tratado como prioridade.

LEIA MAIS: Ninguém cuidou da educação como o PT. Lembre 18 ações na área

“Estou certo de que seremos capazes de fazer com que a pesquisa científica, a inovação e a educação sejam colocadas novamente no centro das questões nacionais. Que elas sejam revalorizadas como alavancas para o crescimento econômico, a reindustrialização do país e a redução da pobreza, buscando uma economia ambientalmente sustentável e solidária”, afirmou o presidente mais popular da história.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast