Prefeito do Ceará ganha prêmio de efetividade de gestão municipal

O município obteve a maior nota geral na apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) para municípios de até 50 mil habitantes

Comunicação da Prefeitura de Barbalha

prefeito Gerlásio Loiola

O prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola (PT-CE) recebeu no último dia 13, na Assembleia Legislativa, em Fortaleza, o 1º lugar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

“Em nome da população de Forquilha, agradeço primeiro à nossa equipe e parabenizo a toda a população do município pela obtenção deste expressivo reconhecimento. O IEGM é um indicador sério, constituído pela maior corte de contas do Ceará, o TCE, o órgão julgador as contas de todos os gestores do Estado e dos municípios. Trata-se, portanto, de uma acreditação oficial”, afirmou o prefeito Gerlásio Loiola, que recebeu o certificado das mãos do presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes.

O prêmio vem como reconhecimento da gestão petista à frente do município, que obteve a maior nota geral na apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) para municípios de até 50 mil habitantes, e a 6ª nota no índice geral entre os 184 municípios do Estado.

O prêmio

O IEGM tem o objetivo de avaliar o desempenho da gestão municipal em relação às dimensões temáticas específicas, com a intenção de promover o aperfeiçoamento das políticas públicas executadas em âmbito municipal.

É formado por sete índices setoriais (educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança de tecnologia da informação), consolidado em um único índice geral, promovendo visões gerais da gestão pública a partir de dados governamentais e de outras fontes oficiais, assim como do preenchimento de questionários pelos municípios. Foi institucionalizado pelo TCE, por meio da instrução normativa Portaria nº 02/2017.

A ação é produto de Acordo de Cooperação entre o TCE, o IRB e Tribunais de Contas brasileiros. Trata-se da quarta edição anual consecutiva do trabalho. O seminário é uma parceria entre a corte cearense e a Assembleia Legislativa do Ceará.

Por Polianna Uchoa, com informações da assessoria Prefeitura de Forquilha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Agora, ao vivo, PT 41 anos: “Uma nova primavera para os nossos sonhos” Brasil

Mais notícias

PT Cast