Presidente Edinho tem encontro com mulheres negras do PT
Atividade ocorreu durante apresentação de pesquisa da FPA e contou com a presença da secretária Nacional de Finanças, Gleide Andrade
Publicado em
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, e a secretária nacional de Planejamento e Finanças do partido, Gleide Andrade, estiveram reunidos com mulheres negras, militantes e lideranças do PT, na noite de ontem (24), na sede do PT Nacional, em Brasília.
Durante a atividade, as companheiras apresentaram suas demandas e desafios ao presidente. A escuta foi bastante significativa, pois ocorreu na véspera da 2ª Marcha das Mulheres Negras — evento que acontece hoje na cidade e marca a unidade das mulheres negras brasileiras na busca por mais direitos e avanços sociais e políticos.
Em sua fala, Edinho destacou o PT como instrumento de transformação social no Brasil e ressaltou a importância de o maior partido da América Latina estar enraizado nos territórios brasileiros. Para o presidente, a mulher negra é duplamente oprimida na sociedade — tanto pelo machismo quanto pelo racismo.
“Vocês são protagonistas, vocês são sujeitos históricos e, certamente, estão na maior de todas as lutas. E, para que o PT seja eficaz como partido de esquerda, ele precisa incorporar em sua alma, na alma de sua militância, a vontade de superar esse preconceito e essa discriminação. Será um ato coletivo do Partido dos Trabalhadores, liderado pelas mulheres negras e pelos homens, mas eficaz com a solidariedade dos homens brancos e das mulheres negras”, afirmou.
Para o presidente, tanto a Marcha quanto o encontro com as mulheres negras do PT evidenciam a importância da agenda das mulheres negras para o país, destacando suas pautas, suas contribuições e o papel fundamental que desempenham na vida política e social do Brasil. “O PT segue comprometido em ampliar a participação das mulheres negras e em fortalecer políticas que promovam igualdade de oportunidades”, afirmou, em publicação no X.
https://x.com/edinhosilva/status/1993142847399165994
Já a secretária nacional de Planejamento e Finanças ressaltou o encontro com mulheres de todo o país que lutam por democracia, respeito e oportunidade. Para ela, essa força organizada transforma territórios e aponta novos caminhos para o Brasil. Gleide ainda convocou as mulheres negras a se colocarem como candidatas no ano que vem: “Temos que ocupar os espaços pelas nossas qualidades para aumentar o número de bancadas femininas nos estados.”
Da Redação do Elas por Elas
