Previdência de Bolsonaro colocará em risco vida dos idosos do país

Proposta do governo de retrocessos prevê redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para menos da metade de um salário mínimo

Jair Bolsonaro parece determinado a levar adiante mais uma proposta que terá efeitos drásticos no futuro da população brasileira. Ao ignorar todos os alertas sobre as consequências da injustificável destruição da Previdência, o atual mandatário do governo federal trai mais uma vez a confiança do seu próprio eleitorado e coloca em risco a aposentadoria de milhões de brasileiros.

Como se não bastasse aumentar o tempo de contribuição do trabalhador, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) se torna ainda mais grave quando o o assunto é a vida da camada mais velha da população, já que a equipe econômica do governo parece disposta a cometer os mesmos erros do Chile (referência para Bolsonaro) ao reduzir  o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para apenas R$ 400, menos da metade de um salário mínimo.

Vale lembrar que nove em cada dez aposentados chilenos recebem o equivalente a menos de 60% do salário mínimo local, o que levou o país um surto de suicídios de idosos.

Na proposta concebida por Paulo Guedes, o governo quer desvincular o valor do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social) do valor do salário mínimo nacional, o que significa afetaria cerca de 2 milhões de idosos e outros 2,6 milhões de pessoas com deficiência.  Somados, essas duas camadas da população representam  13,2% do total de beneficiários.

A PEC da reforma da Previdência, se passar pela CCJ, deve ainda ser encaminhada a outras comissões antes de ir ao Plenário da Câmara. A aprovação, por se tratar de emenda, necessita da manifestação favorável de três quintos em dois turnos distintos de cada casa. Se for aprovada na Câmara, mas modificada no Senado, deve retornar à casa inicial.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast