Prof Auriel

Auriel Brito Leal, o Professor Auriel, nasceu em São Paulo, mas reside em Guarulhos desde o primeiro ano de vida.

Formado em matemática pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, lecionou em escolas estaduais (1988 a 2005) e, desde o ano 2000, é professor efetivo da rede municipal de São Paulo (atualmente licenciado).

Iniciou sua militância política no final da década de 80, na Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), em defesa do ensino público. Em 1996, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Eleito vereador pela primeira vez no ano 2000, foi reeleito em 2004, 2008 e 2012, sempre como o mais votado do PT em Guarulhos, o que o tornou uma das principais lideranças políticas do município. Sempre presente nos bairros, organizando a população em suas reivindicações, fez dos seus mandatos referências de trabalho e compromisso em diversos campos de atuação.

Em quase 14 anos na Câmara Municipal de Guarulhos, exerceu as presidências das Comissões de Finanças e Orçamento por sete anos e de Educação e Cultura. Foi líder da bancada de vereadores do PT por oito vezes. Sua atuação foi de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos guarulhenses.

O Professor Auriel é autor de diversas leis importantes para Guarulhos, como a do feriado de 20 de novembro (Consciência Negra); a do uso racional de água potável (captação de águas de chuvas); a da inclusão de conteúdos antidiscriminatório e antirracista no currículo escolar; e as dos Conselhos de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e de Política para Mulheres.

Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual pelo PT, com 62.009 votos.