Programa Bolsa Família é ameaçado por governo golpista

Alerta foi feito na Vigília Lula Livre por Fernando Gaiger Silveira, técnico do Ipea. O programa reconhecido mundialmente está sendo desmontado

Reprodução/Vigília Lula Livre

Roda de conversa com o professor Fernando Gaiger

Tributação e desigualdade foram tema da roda de conversa na tarde desta sexta-feira (3) na Vigília Lula Livre. O bate-papo com o professor da Universidade federal Fluminense (UFF) e técnico do Ipea, Fernando Gaiger Silveira, tratou  de impostos progressivos e outros meios de transferência de renda, mas foi o Bolsa Família que dominou as atenções. “O programa é sério e conseguiu elevar as famílias a um outro patamar”, disse Silveira, que agora vê o programa ameaçado pelo governo golpista.

Silveira trabalhou no acompanhamento dos benefícios do Bolsa Família nos governos do PT. “O programa é reconhecido mundialmente, beneficia diretamente um quarto da população brasileira, quase a totalidade da população vulnerável do país”, afirmou.  Essas conquistas agora estão ameaçadas pelo teto de gastos públicos instituído pelo governo do golpe.

“Quando você limita despesas, em alguma medida você pressiona despesas com saúde, educação e assistência social, colocando em risco todas as políticas públicas nessas áreas”, explicou Silveira. Segundo ele, o Bolsa Família já está sofrendo cortes justificados pelo governo com a retirada de pessoas que não deveriam ser beneficiadas.

Durante o debate ficou clara a abrangência do Bolsa Família. “Tivemos uma colega que trabalha na área de saúde e mostrou como o programa foi importante para ampliar os índices de vacinação, de pré-natal e para melhorar a saúde de maneira geral”, comentou Silveira. “O Bolsa Família permite que a saúde e a educação chegue mais efetivamente nesses grupos  vulneráveis”, completou.

Por Luis Lomba, de Curitiba, para a Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast