Programa Hangar Mulheres reforça apoio ao empreendedorismo feminino; confira resultados

Iniciativa busca incentivar e reconhecer mulheres empreendedoras para promover e impulsionar o desenvolvimento social e econômico no Brasil. Ministério divulga lista com 80 contempladas para participar da Trilha Empreendedora

Divulgação

Programa recebeu 103 inscrições de startups lideradas por mulheres empreendedoras e outras 82 de mulheres que possuem uma ideia de negócio

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino no país, o Ministério das Mulheres, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional, divulgou nesta semana o resultado da seleção do Programa Hangar Mulheres. Para conferir a lista das 80 contempladas para participar da Trilha Empreendedora, clique aqui

O foco da iniciativa inédita é estimular, apoiar e promover o empreendedorismo feminino por meio da incubação e impulsionamento de ideias e startups lideradas por mulheres. A iniciativa, que recebeu 185 inscrições, foi direcionada a empreendedores que ocupam cargos de CEO, liderança ou que tenham participação ativa e influência nas tomadas de decisões.   

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o empreendedorismo é um caminho importante para a autonomia econômica e o empoderamento das mulheres: “Somente com a participação plena das mulheres no mercado de trabalho possível, [se] alcançará o desenvolvimento sustentável no país, com igualdade de gênero e justiça social”, apontou.

“A maioria das empreendedoras são mulheres negras, de baixa renda e com filhos, portanto o Hangar Mulheres vai trabalhar o acesso de todas as mulheres para que possam executar suas ideias ou desenvolver os negócios que já administram”, explicou a ministra.

Em entrevista ao portal do Ministério das Mulheres, a diretora administrativa-financeira do PTI, Clerione Herther, afirmou que o sucesso nas inscrições do programa reforça a importância do empreendedorismo feminino na promoção e contribuição do desenvolvimento social e econômico no Brasil. 

“O Hangar Mulheres é resultado de uma parceria que busca transformar vidas e capacitar mulheres que irão se conectar a um dos melhores ecossistemas de inovação do País para empreender, alcançar sucesso no mercado e ser protagonistas de suas carreiras”, destacou.

Etapas de funcionamento 

O processo de seleção é composto por duas fases. A primeira é chamada de Trilha Empreendedora, onde 80 mulheres passarão por uma jornada de capacitação. Serão 12 workshops rumo ao sucesso, iniciando pelo desenvolvimento pessoal (soft skills) para promover autoconfiança e autoestima. Seguida para a validação de ideias e gestão de negócios (hard skills) com mentorias de especialistas conhecidos em todo o Brasil por suas carreiras de sucesso. 

Finalizada a etapa da Trilha Empreendedora, terá início a fase 2 denominada de Aceleração. Aqui, cinco startups serão escolhidas para desenvolver suas soluções por meio de R$30mil em recurso, acesso à infraestrutura do PTI-BR, além de mentorias técnicas e de negócios, seguindo a Metodologia Santos Dumont (Cerne 4) e outros benefícios exclusivos do programa.

Segundo a Agência Gov, “os projetos selecionados até R$ 30 mil para a fase de incubação, mentorias com especialistas técnicos e de negócios, acesso à infraestrutura do Parque Tecnológico Itaipu e toda sua rede de networking. A iniciativa irá capacitar uma trilha empreendedora de até 80 mulheres desde o seu desenvolvimento pessoal até o apoio a toda gestão de negócios.” 

Da Redação do Elas por Elas, com informações da Agência Gov, do Parque Tecnológico Itaipu e do Ministério das Mulheres 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast