PT 44 anos: PT de Goiás irá lançar chapas proporcionais em 235 cidades, diz Kátia Maria

Primeira mulher a presidir o PT goiano e vereadora por Goiânia, ela aponta objetivos eleitorais e fala sobre os impactos positivos dos mandados Lula e Dilma no estado

Reprodução/vídeo

Kátia Maria da Silva, presidente do PT de Goiás, durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil exibida nesta sexta-feira (9)

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, exibido pela TvPT nesta sexta-feira (9), a presidenta do PT de Goiás e vereadora por Goiânia, Kátia Maria da Silva, abordou os 44 anos do Partido dos Trabalhadores e também falou sobre o impacto social e econômico resultante das ações realizadas nos quase cinco mandatos presidenciais petistas.

“O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é um instrumento de transformação da sociedade e eu tenho um orgulho danado de fazer parte desse instrumento. Quero agradecer a todas as pessoas que ajudaram a fundar o PT, como o presidente Lula e dona Marisa Letícia, que abriram caminho para que as mais jovens como eu pudessem chegar e dar a sua contribuição”, celebrou.

“Eu diria que o estado de Goiás é um antes dos governos petistas e outro depois do presidente Lula e da presidenta Dilma porque a gente passou a ter no estado, como nunca havia acontecido, uma transformação verdadeira em cada uma das cidades”, relatou a petista.

“Nós não temos medo de desafiar que cada prefeito faça uma lista das obras que chegaram com o presidente Lula, no intervalo com a presidenta Dilma, e o que chegou depois do golpe contra ela. Nós estamos acompanhando e temos certeza dessa transformação, desde o município menor, que é Anhanguera, até a nossa capital Goiânia, o que fez a diferença”, destacou.

“Foi uma revolução nas áreas da saúde, educação, nós fizemos muita transferência de renda, conseguimos construir nos quatro mandatos mais de 200 mil casas populares oferecendo uma vida mais digna para as pessoas”, afirmou Kátia Maria.

Assista a íntegra do program Jornal PT Brasil desta sexta-feira (9)

Kátia Maria citou também grandes investimentos como os que foram feitos na Universidade Federal de Goiás e na criação de vários institutos federais espalhados pelo estado, mostrando um retrato real do antes e depois dos mandatos petistas.

“São políticas que chegaram na ponta, independente de quem governasse o município porque o PT ainda não teve a oportunidade de governar Goiás, mas mesmo assim chegaram obras e programas governamentais que impactaram a vida das pessoas. Tanto que na eleição de 2022 o presidente Lula teve a sua maior votação em Goiás e dentro da região Centro-Oeste”, completou.

Eleições 2024

Sobre os desafios do PT goiano frente às eleições municipais deste ano, Kátia Maria, que é a primeira mulher a presidir o partido no estado, destacou os desafios enfrentados para a construção do partido e os objetivos nas eleições municipais.

“Neste momento em que estamos reconstruindo o país, retornando com a população para o orçamento federal, fazendo com que as pessoas voltem a ter dignidade, promovendo a estabilidade econômica, resgatando a credibilidade do Brasil no exterior, nós queremos que Goiás também possa dar a sua contribuição”, defendeu.

“Sabemos que é desafiador, estamos em um estado que é governado por uma força de direita, mas temos feito a tarefa de casa, com a votação do presidente Lula, conseguimos dobrar a bancada federal do PT de Goiás, por pouco não dobramos a estadual, e o nosso desafio agora é o mesmo: andar o estado inteiro e fazer com que cada município tenha a sua chapa de vereadoras e vereadores organizada”, disse Maria

A presidenta do PT goiano informou que quando assumiu a direção estadual do partido, em 2017, o PT tinha 98 diretórios organizados e hoje já está organizado em mais de 235 cidades, faltando, segundo ela, apenas dez municípios para consolidar o PT em 100% do território goiano.

“E a nossa tarefa agora é que nesses municípios em que conseguimos organizar a direção nós podermos construir uma chapa proporcional com candidaturas competitivas para que o PT tenha representação nas câmaras municipais sendo a voz do PT para mostrar esse legado, mas também construir políticas públicas que façam a diferença nas vidas das pessoas”, observou.

“Eu estou vereadora em Goiânia e percebo isso no meu cotidiano, o quanto um mandato de vereador e vereadora faz diferença na vida da população, fiscalizando, propondo leis que atendam aos interesses do povo, das mulheres, do povo negro, das comunidades LGBTQIA+, mas, sobretudo, que possa potencializar a economia, valorizar a educação como instrumento de transformação, que ponha a saúde como centro da nossa pauta”, enfatizou.

Kátia Maria disse também que a direção do PT goiano analisa o lançamento de chapas majoritárias. “Nós queremos também investir em chapas majoritárias onde nós tivermos candidaturas competitivas para prefeitos, prefeitas, vices possam dar essa contribuição e fazer com que o time do presidente Lula esteja bem organizado em todo o estado de Goiás”, ressaltou.

Da Redaçã0

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast