PT: Combate ao Racismo terá plano nacional para aproximar tema da sociedade

Encontro Nacional elege Tiago Soares e Luiz Borges para comandar Secretaria Nacional de Combate ao Racismo em gestão compartilhada

Carlos Moreira/PT

Luiz Borges (esq.) e Tiago Soares (dir.) foram eleitos para comandar a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT

O Encontro Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, realizado no último fim de semana, elegeu Tiago Soares e Luiz Borges para comandar, numa gestão compartilhada, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do partido. A votação ocorreu em dois turnos. 

Um total de 730 delegadas/os negras e negros foram habilitadas/os para votar, sendo que 636 votantes participaram do processo de votação no segundo turno. Tiago e Borges receberam 351 votos (55,19% dos votos válidos) enquanto que o então secretário nacional de Combate ao Racismo, Martvs das Chagas, obteve 285 votos (44,81%).

Luiz Borges é o atual secretário estadual de Formação e foi secretário estadual de Combate ao Racismo por dois mandatos do PT Amazonas e membro do Coletivo Nacional de Combate ao Racismo.

Tiago Soares foi secretário municipal de Juventude do PT de Guarulhos (SP), além de secretário estadual de Direitos Humanos e de Combate ao Racismo durante dois mandatos do PT-SP.

Em entrevista nesta segunda-feira (2) à Rádio PT, Tiago Soares e Luiz Borges disseram que pretendem apresentar um planejamento de trabalho nacional ao presidente Edinho Silva.

“Sempre estivemos na luta e a nossa ideia é se aproximar da população, falar das coisas que já fazemos, políticas públicas verdadeiras, constantes, que já vêm de um processo muito longo que o PT defende, mas a população acaba não sabendo. Então, a secretaria também tem essa necessidade e o Tiago e eu quando resolvemos nos unir por esse propósito de fazer com que o nosso partido fique cada vez mais forte no combate ao racismo”, afirmou Borges.

Tiago Soares destacou o tema da segurança pública, que deve ocupar lugar de destaque nas eleições deste ano. “O desafio que eu vejo é que a segurança pública vai ser o tema dessa eleição, e esse é um tema que mexe diretamente com a vida do povo brasileiro. E nós precisamos ter um programa que dê respostas para a sociedade desde que a nossa vida não esteja em jogo”, afirma. E complementa: “O extermínio da população negra é real, a gente governa o país e nós temos a obrigação de apresentar uma solução para poder enfrentar essa questão. A segurança pública será uma das nossas prioridades nesse debate”.

Brasil humano, políticas públicas e igualdade racial

O Encontro Nacional de Combate ao Racismo contou com a participação  do presidente nacional do PT, Edinho Silva, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

“Igualdade racial não é uma pauta acessória. O combate ao racismo é elemento central de qualquer projeto democrático e popular. A construção de um Brasil justo, igualitário e humano não existirá se nós não tratarmos do combate ao racismo, se nós não tratarmos da consolidação de políticas públicas que nos levem à igualdade racial”, afirmou o presidente do PT.

Edinho Silva destacou a necessidade de transformar o debate coletivo em orientação concreta para o futuro do país. Os encontros partidários, disse ele, não podem se limitar à reflexão interna, e devem  contribuir para a formulação de estratégias e propostas capazes de dialogar com a sociedade brasileira. 

Anielle Franco também reforçou que esses espaços de diálogo são fundamentais para a definição de pautas estruturantes para o país, especialmente aquelas ligadas à justiça racial. “Igualdade racial é uma pauta inegociável, que deve atravessar governos, partidos e políticas públicas, sobretudo num contexto de desafios e lutas intensas, exigindo diálogo, firmeza e resistência coletiva”, finalizou.

Veja a galeria de imagens do Encontro Nacional de Combate ao Racismo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast