“PT desde sempre é feminista”, diz Maria do Rosário ao agradecer apoio

Deputada agradece apoio dado pelo PT quando entrou na justiça contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), após sofrer ofensas no plenário da Câmara em 2014

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) agradeceu, por meio de carta, nesta quinta-feira (17), o apoio que o PT ofereceu a petista na época em que protocolou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra  o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Na época, a petista foi agredida verbalmente durante discurso no plenário da Câmara, ao ouvir de Bolsonaro que não a estupraria porque “ela não merece”.

Rosário terá que ser indenizada em R$ 10 mil por danos morais. A decisão do pagamento indenizatório foi dado pela juíza Tatiana Dias da Silva da 18ª Vara Cível de Brasília, porém cabe recurso da sentença.

Maria do Rosário também utilizou a rede social do Facebook para divulgar uma “carta aberta às mulheres” para comemor a sentença e ressaltar que destinará a indenização a organizações que atuam no combate à violência contra a mulher.

Ao partido, Rosário agradeceu o apoio “de toda Bancada do PT, da Direção partidária e da nossa militância, sobretudo das mulheres”, e ressaltou que “o PT desde sempre é feminista” diz na carta.

No documento, a petista reforça a necessidade de união para combater “os ataques à Presidenta Dilma, muitos dos quais misóginos, machistas, desrespeitosos à sua condição de mulher e dimensão humana”, declarou.

Leia a carta na íntegra:

“Queridas companheiras e companheiros do PT,
 
Ao receber a notícia da vitória em primeira instância da ação judicial a qual movemos por danos morais pelo episódio da agressão em plenário, quero agradecer ao nosso partido seu apoio tão relevante.
 
Este episódio me ensinou muitas coisas, outras tantas que eu já acreditava justas ficaram mais fortes. A mais importante, é da nossa unidade. As ações judiciais que movemos não foram em caráter meramente pessoal, ainda que mantivessem o mérito, fosse essa a disposição.
 
A vontade política que move esta jornada é a justiça para todas as mulheres brasileiras. A presença do nosso Partido nas lutas das mulheres sempre foi essencial! Sempre buscamos na coletividade, nas causas igualitárias e movidas pela liberdade, a razão de nossa existência. O PT desde sempre é feminista.
 
Esta pequena – mas muito simbólica – vitória pode cumprir um papel relevante para as mulheres e para instituição parlamentar. É mais um momento na luta contra toda a opressão e toda a violência. O apoio de toda Bancada do PT, da Direção partidária e da nossa militância, sobretudo das mulheres, foi e é essencial. Também gostaria de valorizar o apoio que recebemos de mulheres de todos os partidos, dos movimentos feministas e entidades.
 
Meu especial agradecimento às Mulheres Petistas, às minhas colegas na Câmara dos Deputados e às nossas instâncias de Mulheres – Secretaria de Mulheres do PT.
 
Meu reconhecimento também ao Presidente Rui Falcão e a Ministra Eleonora Meniccucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, através de quem abraço todas as Ministras Petistas do Governo da Presidenta Dilma.
 
Por fim, destaco que devemos estar firmemente unidas e unidos contra os ataques à Presidenta Dilma, muitos dos quais misóginos, machistas, desrespeitosos à sua condição de mulher e dimensão humana. Estamos juntas e juntos com ela e com as mulheres brasileiras.
 
Obrigada PT!
 
Maria do Rosário”
 
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast