PT e Fundação Perseu Abramo ativam máquina nacional de comunicação
Seminário CONECT@DOS definiu estratégias e conteúdo para ampliar canais, fortalecer lideranças em nível nacional e reeleger Lula
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O Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo realizaram neste fim de semana, em São Paulo, o Seminário Nacional CONECT@DOS – Formação Política e Comunicação.
O evento contou com as presenças de Edinho Silva, presidente nacional do PT, Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, Éden Valadares, secretário nacional de Comunicação, e Camila Moreno, secretária adjunta de Comunicação.
O encontro, que reuniu os secretários de comunicação da legenda de todos os estados, teve como objetivo promover um esforço de integração e alinhamento estratégico com foco total nas disputas eleitorais de 2026.
O seminário também contou com a presença das especialistas Olga Curado – consultora para desenvolvimento da comunicação pública de lideranças políticas e empresariais – e Carina Martins – head de digital da agência Urissanê e especialista em comunicação pública e governamental – em um painel sobre o papel da comunicação na organização e projeção de quadros, além de Tiago César Dantas, Secretário-Executivo da SECOM e filiado ao PT, que participou como convidado especialista em comunicação, dada sua longa trajetória no tema.
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Comunicação próxima à militância
Em seu discurso, Edinho Silva destacou a importância de fortalecer a relação do PT Nacional com os territórios para mobilizar uma comunicação próxima à militância. “Temos muito o que dialogar com a sociedade, demonstrar o que foi reconstruído no Brasil pelo governo Lula e também apresentarmos nosso projeto para o país na reeleição do nosso presidente em 2026,” afirmou.
Hoje participei do Conectad@s, o seminário nacional que reuniu os secretários e secretárias estaduais de comunicação do PT, organizado em parceria com a Fundação Perseu Abramo.
Foi um encontro de trabalho, formação e troca de experiências para fortalecer nossa comunicação… pic.twitter.com/MB4l5BbKOR
— Edinho Silva (@edinhosilva) November 1, 2025
Paulo Okamotto explicou o propósito da articulação. “Queremos montar uma rede poderosa de comunicação no partido para defender o Lula, a democracia e também para projetar os nossos líderes nos estados. Nosso debate é sobre como alcançar grande sucesso em 2026, elegendo o presidente, mas também elegendo bancadas fortes para a gente fazer a disputa no Congresso.”
O secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, resumiu a nova abordagem, afirmando que “a estratégia de comunicação evoluiu de um modelo meramente reativo para uma arquitetura inteligente, dinâmica e proativa.”
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Dominar formatos e canais
O foco agora, debatido no seminário, é dominar os novos formatos e canais, defendendo a verdade dos fatos e promovendo a transparência de forma constante. Este novo plano estabelece um contraste factual e moderno entre os avanços do governo e os retrocessos do período anterior, transformando o combate à desinformação em apenas um componente de uma tática comunicacional muito mais ampla e atual.
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Éden Valadares também defendeu a essência da comunicação do partido, ligando a qualidade da informação ao projeto político. “Uma política de comunicação que não seja humanista e comprometida com a classe trabalhadora corre o risco de se perder no personagem. Fazer comunicação de verdade exige apuração, tempo e compromisso com o povo, mas é esse o caminho que precisamos seguir para transformar a vida do povo brasileiro.”
Da Redação












