PT é partido com mais compromisso com mulheres, garante Gleisi

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, prestigiou a posse da primeira mulher presidenta do PT de Goiás, professora Kátia Maria

Lula Marques/Agência PT

Presidenta do PT nacional, Gleisi Hoffmann, e presidenta do PT-GO, Katia Maria dos Santos

Nesse momento de retrocessos com o governo golpista e machista de Michel Temer, o Partido dos Trabalhadores dá um recado claro à sociedade de que as mulheres do PT têm que ter espaço e estar empoderadas.

A afirmação é da presidenta nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).Ela participou, na noite desta terça-feira (13), da posse do diretório estadual do PT de Goiás, que passa a ter a primeira mulher presidenta da legenda no estado, a professora Kátia Maria.

“O PT é o partido que tem avanços e compromissos na luta das mulheres. Somos frutos dessa luta que nós tivemos para que o partido tivesse a paridade, para que o partido colocasse mulheres na direção”, declarou.

Para a senadora, uma das conquistas das mulheres petistas é que o PT tem as maiores bancadas de mulheres no Congresso Nacional.

“Isso faz a diferença, porque a democracia só vai ser completa quando mais da metade da população estiver representada”, completou.

Para Gleisi, esta posse do PT em Goiás é simbólica, já que são três mulheres presidentas do PT: a deputada estadual Adriana Accorsi, na direção municipal de Goiânia (GO); a professora Kátia Maria, como presidenta estadual do PT-GO; além da senadora na presidência nacional do partido.

Presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, presidenta municipal do PT de Goiânia (GO), Adriana Accorsi, e a presidenta estadual do PT GO, professora Kátia Maria

“Kátia será uma presidenta de muita garra. Eu não poderia faltar a essa posse, ela é muito simbólica”, afirmou.

Responsabilidade e ousadia à frente do PT

Primeira mulher e mais jovem presidenta da história do diretório estadual do PT de Goiás, a professora Kátia Maria fez um discurso de união, convidados todos a participarem e ajudarem a construir o partido.

“É inédito para nós ter mulheres nas presidências municipal, estadual e nacional ao mesmo tempo. E Goiás é o único estado do Brasil a conseguir isso. Nós mulheres temos responsabilidade e ousadia suficiente para comandar e dirigir o nosso partido”, afirmou.

Para a nova presidenta do PT-GO, quando as mulheres pedem ajuda e chamam outras pessoas a participarem da construção do partido, não o fazem por fraqueza, mas para “quebrar o sentindo do machismo, do ‘eu sei, eu posso fazer’, para o sentido do feminismo, do ‘eu sei, mas quero fazer junto com você”.

“Nós não queremos fazer isso sozinhas, queremos fazer juntas, de forma colaborativa, participativa, porque juntos podemos chegar mais longe e mais rápido”, concluiu.

“Nós não queremos fazer sozinhas, queremos fazer juntas, de forma colaborativa, participativa”, afirma Kátia Maria

Katia ainda lembrou suas raízes dos movimentos sociais e garantiu que será uma presidenta militante.

“(Presidenta) Que quer fazer dessa sua militância um tripé entre partido, movimentos sociais e estudiosos, para que possamos ter um projeto de sociedade para Goiás e ajudar Gleisi e Lula a construir um projeto para o Brasil”.

Presente à posse, a nova presidenta municipal do PT de Goiânia, a deputada estadual Adriana Accorsi, falou do orgulho de ser a primeira mulher deputada estadual pelo PT de Goiás.

“Orgulho também de fazer parte de um partido que não apenas fala democracia e igualdade, mas que faz isso dentro do partido e é por isso que temos a primeira mulher presidenta nacional do partido e elegemos a primeira mulher presidenta do Brasil”, enfatizou.

Presidenta do PT de Goiânia (GO) e deputada estadual Adriana Accorsi

Conheça a nova presidenta do PT-GO

Kátia Maria dos Santos é pedagoga, mestre em Geografia, consultora em planejamento e coach. É também ativista social e sindicalista desde a década de 1990. Filiou-se ao PT em 2003, foi presidenta do PT de Senador Canedo e faz parte da Executiva estadual desde 2007, atuando como Secretária Estadual de Comunicação.

Foi vice-presidenta e Secretária Estadual de Mulheres do PT. Em 2010, coordenou a campanha da presidenta Dilma na internet, no estado de Goiás e, em 2014, coordenou ao lado do presidente Ceser Donisete, a campanha do partido ao governo e ao Senado.

Veja como foi a posse:

Posse do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Publicado por PT Goiás em Terça, 13 de junho de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias