PT e Partido Comunista Chinês participam de seminário em Brasília

O encontro tem o objetivo de aprofundar as relações entre o PT e o PCCh, além de dar prosseguimento ao Protocolo de Cooperação firmado entre os dois partidos em 2004

A cidade de Brasília (DF) sediará, nesta terça-feira (7), o VI Seminário Teórico Partido dos Trabalhadores / Partido Comunista da China (PCCh). O evento é promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O seminário tem o objetivo de aprofundar as relações entre o PT e o PCCh, além de dar seguimento ao Protocolo de Cooperação firmado entre os dois partidos em 2004.

Durante o encontro, serão abordados temas relacionados aos desafios da governabilidade, economia, formação de quadros partidários, relação entre governos e sociedade civil e a atuação do bloco BRICS, formado por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul.

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, e o vice-ministro do Comitê Central do Partido Comunista da China, Zhou Li, participarão da abertura do Seminário, a partir das 9h30, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, centro da capital federal. As atividades deverão se estender ao longo do dia e contarão com a participação de dirigentes nacionais do PT e da FPA, além da delegação chinesa que representa o PCCh.

Confira a programação do evento:

VI Seminário Teórico do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista da China

Realização: Fundação Perseu Abramo e Partido dos Trabalhadores

09h30-10h: Abertura

• Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores (’10)
  • Zhou Li, vice-ministro do Comitê Central do Partido Comunista da China (’10)

Coordenadora de mesa: Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo

10h-13h: Desafios da governabilidade

1 – A luta anticorrupção; o aprofundamento das reformas; a formação de quadros; a economia:

• Xi Chuntao, diretor de Pesquisas da Escola Central do Comitê Central do Partido Comunista da China (’20)

2 – Relação governo e sociedade civil:

• Marcus Ianoni, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador das relações entre Política e Economia (’20)