PT em Lisboa comemora Revolução dos Cravos

Em Portugal, o Núcleo do PT Lisboa se solidariza com as lutas sociais pela democracia e pelos direitos no país, em defesa do desenvolvimento e da paz. A festa pela Revolução dos Cravos é adaptada pela militância em tempos de pandemia

Núcleo do PT Lisboa

Em 2019, militantes do PT em Portugal se somaram aos populações na comemoração do retorno à democracia em Portugal com cartazes "Lula Livre"

O 25 de abril é um dos feriados mais importantes em Portugal. A data comemora o aniversário da Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura fascista em 1974. Todos os anos, o Núcleo do PT Lisboa participa no grande ato que desce a Avenida da Liberdade, em Lisboa, juntando dezenas de milhares de pessoas. Em 2018 e 2019, os militantes defenderam Lula Livre, com faixas, bandeiras e pirulitos. Muitos portugueses e portuguesas se aproximaram para levar adesivos em defesa da libertação do ex-presidente, que se encontrava preso político em Curitiba.

Neste ano, não haverá marcha, por conta da pandemia do novo coronavírus, mas a data continua sendo assinalada. Os organizadores elaboraram uma comemoração nas redes e em casa. As pessoas vão cantar “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, nas janelas de todo o país, às 15h deste sábado. A música de intervenção foi usada como senha para sinalizar o início da revolução, às 00h20 do dia 25 de abril de 1974, tendo se tornado um dos hinos da democracia e da esquerda em Portugal. Escute aqui:

Em 1974, as pessoas saíram às ruas, colocando cravos nas armas dos capitães e soldados que tinham se revoltado contra a guerra colonial, a pobreza e o sofrimento infligido ao povo. Depois do 25 de abril, foram lançadas profundas mudanças na sociedade, como o salário mínimo, o limite de horas de trabalho, o direito a férias, o direito a greve, a licença de maternidade, o direito ao divórcio, a autonomia legal da mulher, a criação do Serviço Nacional de Saúde (equivalente do SUS), a realização de eleições e a liberdade de expressão, de reunião e de manifestação. Houve várias reversões, como as nacionalizações e a legislação trabalhista, mas muitas das chamadas Conquistas de Abril se mantêm.

Em Portugal, o Núcleo do PT Lisboa se solidariza com as lutas sociais pela democracia e pelos direitos em Portugal, em defesa do desenvolvimento e da paz. Todos comemoram a Revolução dos Cravos e gritam bem alto: fascismo nunca mais! #ForaBolsonaro

Card do Núcleo do PT Lisboa sobre o 25 de abril de 2020

No documento sobre a comemoração desse ano, a Associação 25 de abril lembra a importância de defender os direitos dos trabalhadores e a preservação da paz:

Para cumprir Abril é preciso impedir que sejam os trabalhadores e as pessoas mais vulneráveis a serem as principais vítimas das nefastas consequências económicas e sociais da crise provocada pela pandemia da COVID19 e, depois desta crise, é preciso continuar a combater políticas de retrocesso como a precarização das relações de trabalho e o aumento da exploração dos trabalhadores, a manutenção dos baixos salários, o ataque aos serviços públicos e às funções sociais do Estado que devem ser garantidos de forma universal, não deixando de defender o interesse nacional na política externa. (…) Comemorar Abril é convergir para cumprir valores da cooperação, da Paz, da solidariedade, da não ingerência e pela solução pacífica dos conflitos internacionais, afirmando a conceção universalista do Povo Português de amizade com todos os povos do mundo, e em particular, com os povos de língua oficial portuguesa.

Associação 25 de abril

Em comunicado sobre o 25 de abril em 2020, a Associação Conquistas da Revolução reforça a importância da luta pela paz e pela vida:

Porque, nestes tempos de confinamento e de medo, que nos coube em sorte, aprendemos mais e mais sobre a vida humana e sobre os humanos que somos, sobre a vida em sociedade e sobre a sociedade que somos; (…) E, muito particularmente, porque é tempo de “tocar a reunir” todos os homens e mulheres de boa vontade de todo o Mundo, mobilizando-os para as lutas que se avizinham: por uma convivência internacional pacífica, pelo desarmamento simultâneo e controlado; pela solidariedade entre todos os povos do Mundo; em suma, pelo direito à vida.

Associação Conquistas da Revolução