PT entra com recurso no Ministério das Comunicações por concessão de rádio e TV

“Fortalecer os partidos é fortalecer a democracia”, afirma Jilmar Tatto, Secretário Nacional de Comunicação do partido

Site do PT

Nesta quarta-feira (7 de fevereiro), o PT recorreu da negativa do Ministérios da Comunicação publicada na sexta-feira passada, em relação ao pedido de concessão pública de TV e rádio feito pelo partido em junho de 2023. O recurso foi apresentado a Antonio Malva Neto, diretor do Departamento de Radiodifusão Privada da pasta, que foi quem indeferiu o pedido, no Despacho Nº33/2024 do ministério.

O documento apresentado rebate as justificativas apresentadas pelo ministério para negar o pedido, bem como reforça a importância que a concessão traria em termos de transparência e educação e fomento à participação política.

Um trecho ressalta o quanto a comunicação partidária se faz necessária, apresentando dados do Instituto Datafolha, de agosto de 2022, em que “cerca de 60% dos brasileiros não se lembravam em quem tinham votado para os cargos de Senador e Deputado Federal nas eleições de 2018. Dessa forma, a criação de uma comunicação direta do partido com a população poderia contribuir com o contínuo fornecimento de informações que possibilitem uma efetiva participação política”.

“Pleiteamos um direito, pois entendemos que fortalecer os partidos é fortalecer a democracia”, explicou o Secretário Nacional de Comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP).

O dirigente ainda ressaltou que todos os partidos poderiam pleitear a concessão. “Nós estamos exercendo nosso direito e que os outros partidos também podem exercer. Se eles não querem, essa é uma questão de prioridade de cada um. O PT quer se comunicar cada vez mais e de forma cada vez mais transparente com a sociedade”, completou Tatto.

PTSAT

Em agosto de 2023, em uma ação inédita, o partido lançou a PTSAT, canal 1313 via satélite. Com uma programação 24 horas, todos os dias, o canal divulga para o público os programas jornalísticos produzidos pelo PT; pronunciamentos e eventos transmitidos pelo Governo Federal, bem como séries documentais, como “A Cara do Golpe”, que trouxe um raio-x completo da tentativa de golpe por parte dos bolsonaristas no dia 8 de janeiro.