PT-SP repudia ação truculenta da PM durante ato de apoio a Lula

PM de São Paulo interveio contra manifestantes de forma truculenta, com bombas de gás lacrimogênio

Manifestantes entram em confronto em protesto

O Partido dos Trabalhadores em São Paulo e a bancada dos deputados estaduais do partido divulgaram nota, nesta quarta-feira (17), em que repudiam veementemente a postura da Polícia Militar, comandada pelo governador Geraldo Alckmin, durante ato de solidariedade ao ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mobilização de apoio a Lula foi realizada na manhã desta quarta, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, onde o ex-presidente e a esposa, Marisa Letícia, prestariam depoimento. Liminar concedida na noite de terça-feira (16), pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), suspendeu o depoimento que o ex-presidente Lula daria ao promotor Cássio Conserino, em São Paulo (SP).

Captura de Tela 2016-02-17 às 15.57.29 

“Há tempos a sociedade paulista tem sido vítima da política truculenta da PM comandada pelo PSDB, que resiste em conviver com o direito democrático de manifestação”, diz o texto.

Durante o ato, a PM de São Paulo interveio de forma truculenta. A corporação jogou bombas de gás lacrimogênio contra manifestantes desarmados e atacou pessoas de forma desproporcional. A confusão começou após provocações entre os dois protestos que ocorriam simultaneamente, um contra e outro a favor de Lula.

Vídeos publicados pelo coletivo Jornalistas Livres, no Facebook, mostram um militante petista ferido e sendo carregado por companheiros.

Veja nos vídeos abaixo e confira as imagens divulgadas pela TV Globo:

 

 


Leia a nota, na íntegra:

“NOTA À IMPRENSA

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores e a Bancada dos deputados estaduais repudiam veementemente a postura da PM comandada pelo governador Geraldo Alckmin, durante ato de solidariedade ao ex- presidente Lula.

Duas pessoas foram feridas pelos PMs que desferiram bombas de gás e de efeito moral contra os participantes do ato pacífico. E pior, os policiais se postaram enfileirados em proteção ao boneco da imagem do ex- presidente.

Há tempos a sociedade paulista tem sido vítima da política truculenta da PM comandada pelo PSDB, que resiste em conviver com o direito democrático de manifestação.

Emidio de Souza
Presidente Diretório Estadual do PT

Geraldo Cruz
Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa”

 

A Frente Brasil Popular, um dos movimentos engajados no ato de apoio ao ex-presidente Lula, também divulgou uma nota de repúdio à ação parcial da PM-SP

“Polícia Militar protege manifestantes da direita e agride militantes de movimentos sociais

Com a participação de mais de três mil pessoas a Frente Brasil Popular promoveu um ato democrático em solidariedade do ex- presidente Lula, na manhã desta quarta- feira, na frente do Fórum Barra Funda.

Logo no início os participantes comemoraram a informação da suspensão do depoimento do ex- presidente e de sua esposa, que têm sido alvejados por acusações improcedentes, caluniosas e ilações.

Assim que chegamos ao local alertamos a PM dos riscos de confronto caso o pequeno grupo de pessoas ligadas aos Revoltados On line e Nas Ruas, continuassem com provocações, insultos e arremessos de objetos.

No entanto, o que ocorreu é que fomos a todo o momento hostilizados pelos e os grupos adversários, com a conivência da polícia.

A Tropa de Choque da Polícia Militar protegeu o pequeno número de manifestantes com um cordão de isolamento e partiu com truculenta contra os participantes solidários ao ex- presidente Lula, com disparo de bombas de gás e de efeito moral, além de desferir golpes de cassetetes, que resultou em ferimentos de pelo menos seis militantes da CUT- Central Única dos Trabalhadores e CMP – Central de Movimentos Populares, além da detenção de um militante, por suposta agressão à Marcelo Reis, líder do grupo Revoltados On line, o que não procede, pelo contrário vários dos nossos foram atacados e machucados.

Diante do exposto, a Frente Brasil Popular manifesta veemente repúdio à forma parcial da polícia do governador Geraldo Alckmin, que em vez de garantir a segurança dos integrantes dos dois grupos, atuou para proteger apenas um.

Mesmo diante dos incidentes a Frente Brasil Popular avalia que o Ato foi importante e bem sucedido, ao reuniu mais de três mil pessoas entre militantes, lideranças, dirigentes e parlamentares em apoio ao ex- presidente Lula, refirmando o mote da convocação; “Lula eu respeito. Lula eu defendo.”

Frente Brasil Popular – SP”

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast