PT manifesta pesar pelo falecimento de Alfredo Bosi

Crítico literário, professor emérito da USP, membro da Academia Brasileira de Letras, Alfredo Bosi participou do PT desde a sua fundação, em Osasco (SP)

Site do PT

Lula inocente

Alfredo Bosi, presente!

O Partido dos Trabalhadores recebe com enorme pesar a notícia do falecimento, por Covid, de um dos maiores críticos literários e intelectuais do país, Alfredo Bosi, aos 84 anos.

Bosi era professor emérito da USP, membro da Academia Brasileira de Letras e participou do PT desde a sua fundação, em Osasco. Autor de vasta produção acadêmica no campo da história literária, foi agraciado com dois prêmios Jabuti, com a Ordem do Rio Branco e com a Ordem do Mérito Cultural.

Alfredo Bosi foi um grande intelectual, humanista e defensor dos direitos humanos, que contribuiu ativamente na constituição dos Centros de Resistência à Ditadura Militar e na reconstrução das liberdades democráticas no país. Foi presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns e da Comissão de Justiça e Paz, cuja atuação foi muito importante para a denúncia das torturas, prisões e mortes na Ditadura Militar. Também integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP desde a sua formação.

O Brasil, que já perdeu mais 330 mil vidas para a Covid 19, fruto de uma política genocida do Governo Bolsonaro, perdeu hoje um de seus grandes pensadores. Ficam suas ideias, seu exemplo, sua obra e sua luta, que seguirá inspirando muitas gerações.