PT na Câmara reinaugura Gabinete da Liderança e reafirma luta em defesa do povo

Espaço da Liderança do PT na Câmara foi praticamente destruído no último dia 08 de janeiro por vândalos golpistas que, além de invadirem o Congresso Nacional, também atacaram as sedes do STF e o Palácio do Planalto

Gustavo Bezerra

Deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Zeca Dirceu (PT-PR). Foto: Gustavo Bezerra

Em clima de festa e de reafirmação da luta do Partido dos Trabalhadores em defesa do povo brasileiro, foi reinaugurada nesta segunda-feira (30) o gabinete da Liderança do partido na Câmara dos Deputados, após ter sido praticamente destruído no último dia 08 de janeiro por vândalos golpistas que, além de invadirem o Congresso Nacional, também atacaram as sedes do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Durante a solenidade que contou com a participação de líderes e ex-líderes petistas, ministros e dezenas de parlamentares, além de lideranças de movimentos sociais e de militantes, foi ressaltado que a disposição da Bancada do PT é ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil. Foi afirmado ainda que a democracia não pode ser derrotada pelo ódio dos que repudiam a ascensão social do povo brasileiro.

No dia 8 de janeiro, a Liderança do PT na Câmara teve todos seus computadores, impressoras, televisores e aparelhos telefônicos danificados, assim como todos seu mobiliários, quadros e vidraças internas e externas. Tudo foi destruído pelos vândalos bolsonaristas que defendiam um golpe de Estado contra o governo do presidente Lula. O atual líder da Bancada, deputado Reginaldo Lopes (MG), ressaltou que a escolha das instalações do PT para a quebradeira não ocorreu por acaso.

“Não acredito no acaso. Eles (os golpistas) planejaram atacar a Liderança do partido do presidente Lula. Estavam organizados para destruir este espaço que o PT ocupa há 42 anos. Apesar do que ocorreu, estamos neste espaço resistentes e reinaugurando nossa sede no Parlamento justamente no Dia Mundial da Não Violência e da Cultura de Paz. Após este espaço ter sido destruído estamos aqui para dizer: democracia sempre e ditadura nunca mais. E será a partir a democracia que vamos realizar as mudanças que o Brasil precisa sob a liderança do presidente Lula”, destacou.

Novo líder

O deputado Reginaldo Lopes ressaltou ainda que está passando o comando da bancada petista para o novo líder eleito do partido para 2023, o deputado Zeca Dirceu (PR). Lopes disse que foi um orgulho a nova bancada ter entre os 68 parlamentares a presença recorde de 18 mulheres, “que terá papel predominante para fazer as mudanças que o País precisa, entre elas uma reforma tributária justa”.

Já o novo líder que assume na abertura do ano legislativo – na próxima quarta-feira (1) – ressaltou que a reinauguração da Liderança do PT é uma prova de que o partido não se curva aos setores saudosos da ditadura e contrários a ascensão social do povo brasileiro.

“A data de hoje entra para a história como o dia em que provamos mais uma vez a nossa capacidade de resistência e resiliência, ao conseguirmos nos reerguer dos duros ataques e da tentativa de golpe ocorrida com os ataques as sedes dos Três Poderes”, observou Zeca Dirceu.

Após ter agradecido a aprovação unanime de seu nome para comandar o partido em 2023, o parlamentar paranaense também agradeceu o empenho e o esforço dos servidores do PT e dos trabalhadores terceirizados que colocaram as instalações da Liderança novamente em ordem.

Tentativa de Golpe não assustou o PT

Ao discursar no evento a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), destacou que, apesar de lamentável, a destruição da Liderança do PT e a tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro não assustaram o partido. Segundo a presidenta, o PT continua firme em seu compromisso em defesa da democracia e da melhoria da vida do povo brasileiro.

“O que aconteceu no dia 8 de janeiro afetou todo o País, mas nos afetou muito mais. Tínhamos acabado de dar posse ao novo governo em uma festa linda, e então vimos o ódio e a raiva dos golpistas se manifestar nesta Liderança. Apesar de tudo, mostramos que isto não nos abalou. Estamos prestes a comemorar 43 anos de vida (do PT) em fevereiro, mostrando nossa força e resiliência. Tenho muito orgulho de fazer parte deste partido, junto com a militância e a nossa base social”, afirmou.

Ex-líderes do PT prestigiaram a reinauguração

Ministro Paulo Pimenta, ex-líder do PT, também participou do ato de reinauguração.
Vários ex-líderes do PT também participaram da cerimônia de reinauguração do espaço do partido na Câmara. Entre eles, o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência e do governo Lula (Secom), o deputado licenciado Paulo Pimenta . Em seu discurso, Pimenta condenou a tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro e a destruição do gabinete da Liderança do PT.

“Tentaram nos enterrar no golpe contra a Dilma, quando levaram o Lula para Curitiba, quando perseguiram nos companheiros e companheiras, mas nós mostramos que estávamos vivos, que somos semente. Voltamos hoje mais fortes, com uma bancada ainda maior e mais plural após terem quebrado a Liderança. Sempre que tentaram nos enterrar, voltamos mais fortes”, destacou.

Na mesma linha, o ex-líder da bancada e atual líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que a força do PT ao lembrar que nos quase 43 anos do partido 38 líderes se revezaram no comanda da Bancada. O parlamentar disse ainda que essa história não pode ser apagada nem mesmo com atos de violência como os praticados contra as instalações da Liderança do PT.

“Não é com radicalismo ou quebrando tudo que vão conseguir apagar a nossa história. Nossa história foi construída com gente que tem alma e tem compromisso com o Brasil e com a democracia. E foi com essa luta que demos a vitória ao Lula. Ninguém apaga essa estrela que nós carregamos no peito”, disse.

Airton Soares, ao lado de Reginaldo Lopes, foi o segundo líder da bancada do PT, nos anos 80.
Ao relembrar a trajetória do partido na Câmara o segundo líder da bancada, ex-deputado Airton Soares (SP), lembrou que a atual bancada que dará sustentação ao governo Lula começou com apenas cinco parlamentares. Segundo ele, apesar do início tímido o compromisso de luta em favor do povo brasileiro fez o PT chegar ao poder pela terceira vez no Brasil.

“Fui o segundo líder da bancada após o então deputado Ademar Santillo (já falecido) ter liderado por alguns meses. Éramos apenas cinco deputados, todos vindos de outros partidos. Depois a bancada petista aumentou para oito. Porém, a trajetória sempre foi de luta. Começou no movimento sindical ainda com Lula, no ABC, que chegou a ser preso junto com toda diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos. Foi esta trajetória de luta em defesa do povo brasileiro que fez o partido crescer e chegar ao poder”, observou.

Também discursaram na solenidade o ministro da Fazenda Fernando Haddad (de forma virtual), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) – indicada do partido para compor a Mesa Diretora da Câmara -, além do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Do PT na Câmara