PT participa de reunião dos Comitês Populares para organizar luta e sustentar ações do Governo Lula

Encontro em SP reuniu 160 lideranças de diversas organizações e definiu a realização do Mutirão dos Comitês Populares no final de junho

Dirigentes nacionais do PT Lucinha Barbosa e Sônia Braga participaram da reunião nacional dos Articuladores de Comitês Populares - Fotos: Caique Thomé, Lucas Camargo, Walisson Rodrigues e Rafaella Rios

Um total de 160 dirigentes de mais de 50 organizações de quase 20 estados representando movimentos populares, sindicatos, articulações, redes, entidades da sociedade civil e partidos políticos participaram da plenária nacional de Articuladores dos Comitês Populares durante o período de 22 a 24 de maio na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP).

Pelo Partido dos Trabalhadores estiveram presentes as dirigentes nacionais Sonia Braga, secretaria nacional de Organização, Lucinha Barbosa, secretaria nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, Paulo Okamoto, presidente da Fundação Perseu Abramo, além de representantes da Escola Nacional de Formação, assessorias nacionais, dirigentes e militantes estaduais do partido.

A reunião nacional teve como objetivo central debater a atual conjuntura nacional e também iniciativas e ações dos comitês populares que tiveram uma atuação efetiva antes e durante a campanha eleitoral que levou à vitória de Lula nas eleições de 2022.

O documento final aprovado durante a reunião de Articuladores dos Comitês Populares aponta para o foco na “sustentação do Governo Lula contra a tentativa de cerco imposto pelas forças neofascistas, neoliberais e conservadores que atuam na sociedade e no Congresso Nacional”, além da organização, formação e mobilização do povo com o objetivo de solucionar problemas da classe trabalhadora e defender um programa de mudanças sociais.

O encontro também tirou uma orientação no sentido da realização de debates previamente discutidos junto às direções das organizações nas esferas nacional, estadual e local para buscar o fortalecimento da construção política e organizativa do movimento.

Entre os encaminhamentos aprovados no encontro está a realização de uma reunião nos estados das organizações empenhadas na construção de comitês e dos articuladores regionais para discutir as linhas gerais do trabalho, debater as bandeiras que mais têm apelo e orientar a militância.

Também foi aprovada a realização do Mutirão dos Comitês Populares entre 30 de junho e 2 de julho para promover atividades de agitação popular e trabalho de base em torno das bandeiras políticas das organizações e dos temas de interesse da população, com foco nas disputas da conjuntura nacional.

A secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Lucinha Barbosa, destaca a importância de os comitês populares como aglutinadores de pessoas para debater e influenciar as pautas importantes da conjuntura. Daí, segundo ela, a importância do retorno das atividades dos comitês populares diante das grandes tarefas que existem pela frente, que exigem muita mobilização popular.

Nós do Partido dos Trabalhadores, reafirmamos a importância estratégica da articulação nacional, a unidade da esquerda e do campo popular, destacando a autonomia de coordenar, nos contextos e papeis distintos de cada organização e partidos. Destacamos a importância das eleições municipais no próximo período,

De acordo com a secretária, o conjunto de pautas prioritárias, como a distribuição de renda, a geração de emprego e o enfrentamento da fome que atinge 33 milhões de pessoas no país, deve também fazer parte das atividades dos comitês populares no sentido de dar sustentação às políticas públicas do atual governo.

 Da Redação, com SNMPPS-PT

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast