PT realiza Encontro Nacional de Mulheres e encontros setoriais

Teses aprovadas nos encontros serão entregues ao ex-presidente Lula como contribuição para o programa de governo de 2018

Paulo Pinto/Agência PT

Lula, Gleisi e Gleide com secretários de organização dos estados

O Partido dos Trabalhadores realizará, em outubro, a etapa nacional dos encontros dos setoriais, quando serão eleitos os secretários nacionais, os coletivos e aprovadas as propostas de cada setor.

No sábado (7) e domingo (8) será realizado, em Brasília, o Encontro Nacional de Mulheres. Nos dias 21 e 22, em São Paulo, serão realizados encontros dos demais setoriais seguidas das eleições.

As secretarias e os setoriais do Partido dos Trabalhadores funcionam como núcleos em que os filiados militam em áreas específicas se organizando por setores de atuação, como saúde, educação, LGBT, mulheres. Ao todo são 9 com status de secretaria e 14 setoriais que funcionam como ponte entre a direção partidária e a sociedade.

Os setoriais estão sob a gerência das secretarias nacionais de Organização e de Movimentos Populares. Após a realização do 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva, a direção deu início à fase de renovação dos setoriais. A etapa estadual terminou no último fim de semana e agora abre-se o calendário nacional.

“Estamos com uma ótima expectativa para os encontros. Realizamos encontros das mulheres e dos setoriais em todo país. Só em São Paulo 1200 mulheres participaram do encontro da secretaria. No Ceará foram quase 600. Foram encontros com uma mobilização muito grande. Só em Minas, o encontro de Combate ao Racismo reuniu mais de 300 militantes”, declarou a secretária Nacional de Organização, Gleide Andrade.

Programa de governo

Para o secretário Nacional de Movimentos Populares, Ivan Alex, o processo dos setoriais é uma grande vitória política e organizativa do PT em todo país. “Com certeza os encontros vão ajudar no processo de debate e construção do programa de governo do PT para 2018 e também para a plataforma ‘Brasil que o povo Quer’ lançada pela Fundação Perseu Abramo com o PT”, afirmou Alex.

De acordo com a secretária de Organização, Gleide Andrade, durante os encontros nacionais as teses finais serão aprovadas. “Elas estão sendo elaboradas e discutidas há seis meses nesse processo. Agora, dias 7 e 8 a de mulheres será entregue ao ex-presidente Lula e no dia 22 as propostas dos outros setoriais também serão entregues a ele”, explicou.

A ideia é formatar essas propostas e sintetizar em uma publicação.

“Todo esse processo dos encontros setoriais nos estados gerou um material muito rico. Você imagina: um setorial de saúde que conta com contribuições de vários estados, das mais diversas vertentes, que vai além do diagnóstico do setor, mas agrega propostas e projetos. São teses que apontam uma solução e, portanto, vão contribuir para o programa de governo do Lula”, explicou Gleide Andrade.

Gleide destaca que os encontros setoriais foram importantes para mostrar a união da militância em torno do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2018, em defesa da democracia e da elaboração de um programa de governo que atenda às demandas da população.

Encontro de Mulheres do PT

O encontro nacional de Mulheres é realizado em um momento separado dos outros setoriais por ser um núcleo identitário, no qual todas as petistas têm direito de participar nas instâncias estaduais e das quais são retiradas as chapas que votam na nacional.

Para Ivan Alex, o encontro de mulheres aconteceu em um momento especial, já que, pela primeira vez, o partido tem uma mulher presidenta. “Realizar esse encontro, neste momento, é muito relevante pra saúde partidária. Temos a senadora Gleisi Hoffmann presidindo o partido e também contamos com muitas mulheres vinculadas a outras direções como a CUT, UNE, Contag. Contamos com uma bancada de mulheres aguerridas no Senado e Câmara também”, disse.

Por estar em contato direto com os movimentos sociais, os encontros nacionais são a ponte principal entre a direção partidária e sociedade, conforme explicou Gleide. “Esse é o maior encontro setorial que realizamos e em uma conjuntura em que estamos sendo execrados 24 horas por dia na imprensa. Os setoriais tem um legado muito importante. São diferentes do processo de eleição direta (PED) onde disputamos as direções. Esses encontros promovem discussões temáticas nas suas mais variadas vertentes. É o momento do encontro do PT com a sociedade”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast