PT recebe Cristian Rodriguez, candidato a deputado da França Insubmissa

Presidenta Gleisi e dirigentes nacionais do partido receberam o atual secretário de relações internacionais que disputa uma vaga na Assembleia francesa

O secretário de relações internacionais da França Insubmissa, Cristian Rodriguez, se encontrou com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e com o secretário-geral Paulo Teixeira, nesta segunda-feira (16), na sede do partido em São Paulo.

Cristian Rodriguez é candidato a deputado para o “distrito da América Latina” nas eleições que ocorrerão na França no dia 4 de julho próximo e está em turnê eleitoral pelo continente.

O secretário de Relações Internacionais da França Insubmissa, Cristian Rodriguez, com o Secretário Geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira. Foto: Divulgação

A França Insubmissa, que faz parte da coalizaão Nupes – Nova União Popular Ecológica e Social, terá como candidato a primeiro-ministro Jean-Luc Mélenchon, que disputou a presidência do pais no último pleito tendo ficado em terceiro lugar.

Durante a visita ao PT, Rodriguez também foi recebido pelos dirigentes nacionais Markus Sokol e Luiz Eduardo Greenhalgh, além do ex-presidente José Genoino, quando ele fez uma análise do atual cenário político na França com a proximidade das eleições legislativas e sobre os objetivos políticos da sua candidatura a deputado pelo distrito da América Latina e Caribe.

Durante a visita ao PT, Rodriguez foi recebido pelos dirigentes nacionais do PT Markus Sokol e Luiz Eduardo Greenhalgh, além do ex-presidente José Genoino. Foto: Divulgação

Crítica ao ultra-liberalismo

No domingo (15), durante evento na capital paulista, Cristian Rodriguez falou sobre as propostas defendidas pela Nova União Popular Ecológica e Social, coalização pela qual ele disputa uma vaga na Assembleia francesa.

“O acordo assinado entre as formações de esquerda, ecologistas e progressistas nos dão novas responsabilidades. Iremos juntos às eleições dos deputados para levar as aspirações dos franceses qualquer que sejam suas moradias”, afirmou ele em sua convocatória.

Segundo Rodriguez, “o ultra-liberalismo, as ‘soluções’ da grande finança internacional fizeram e fazem muito mal aos povos e ao planeta”, e um grande número de franceses confirmaram isso nas últimas eleições com Mélechon, mas que agora nas eleições legislativas o objetivo é aumentar ainda mais o coro dos descontentes com o atual sistema.

Rodriguez defende também que “na refundação de nova 6a República que propomos, através de uma Assembleia Constituinte Soberana, todos tenham o acesso indispensável à educação de qualidade, mesmo quando vivem no exterior”.

Durante sua passagem pelo Brasil, Rodriguez também manteve reuniões com o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, com a secretária-geral de Cultura do PT, Morgana Enile, e representantes do PT de Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Secretário Geral da França Insubmissa, Rodriguez, com Markus Sokol, em frente à sede do PT, em São Paulo. Foto: Divulgação

Da Redação, com SRI-PT