PT-RS debate ‘Ecossistema de Desinformação’ no estado

Jilmar Tatto falou sobre o papel da Secretaria Nacional de Comunicação do partido no combate à fake news e disputa ideológica com a extrema-direita

Divulgação

O secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, destacou a importância da organização da comunicação no âmbito local

Realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, nesta quarta-feira (07/06), o Seminário Estadual de Comunicação do PT do Rio Grande de Sul reuniu dirigentes partidários e pesquisadores para debater com a militância petista o cenário de disputa política e ideológica perante a opinião pública, com enfoque no ecossistema de desinformação e atores da extrema-direita presentes no estado. 

Desdobramento do Seminário Nacional de Comunicação do PT, realizado em Brasília nos dias 13 e 14 de abril, o evento estadual é o primeiro de uma série que o partido fará, através de uma parceria com a Fundação Perseu Abramo. 

A Secretária Estadual de Comunicação do PT-RS Juliana Souza destacou a representatividade do publico presente, que contou com dirigentes estaduais, comunicadoras e comunicadores das secretarias e setoriais do partido, da comunicação da bancada do partido na Assembleia Legislativa e assessorias de comunicação das bancadas federal e estadual, além da presença de secretárias e secretários de comunicação de diversos diretórios municipais.

“Este seminário estadual de comunicação do PT-RS foi um importante espaço de debate sobre a estratégia e organização para fortalecer a política de comunicação do partido para a disputa cultural e o enfrentamento às redes de fake news”, avaliou a dirigente estadual.

Secretário Nacional de Comunicação do PT, o Deputado Federal Jilmar Tatto compareceu ao evento e  apresentou ao público o objetivo do seminário. “Estamos no meio de uma disputa ideológica, em que um grupo extremamente bem organizado atua de forma a destruir as instituições democráticas. Por isso precisamos nos preparar através de encontros como esse para fortalecer a comunicação no âmbito regional e local”.

Tatto apontou a importância do partido nessa disputa, em especial através da oferta de produtos de comunicação que oferece à militância petista. “O PT reformulou o site, além de aumentar a sua presença nas redes sociais”. O dirigente nacional também ressaltou a importância da TVPT: “é um canal on-line, mas virou um instrumento de comunicação essencial para o partido. Hoje, são mais de 500 mil inscritos”.

Ecossistema da Desinformação

A pesquisadora Fernanda Sarkis fez uma breve exposição sobre como a direita fascista se organiza nas redes no processo de disseminação de fake news, bem como toda a trama de atores que fomentam esses conteúdos até o tema virar pauta na opinião pública.

Ela e seu parceiro de pesquisa Marcus Nogueira fizeram um estudo profundo sobre a organização da extrema direita no Brasil, como constroem seus conteúdos e suas redes de distribuição, formando uma Cartografia da Controvérsia.

Em sua apresentação, Nogueira explicou a importância da criação de uma rede porta-vozes no PT, para fazer a contraposição junto à opinião pública. “O que dá valor para uma informação é a fonte. Essa direita tem toda uma dinâmica de construção de porta-vozes e suas reputações para atuar nas redes” disse o pesquisador.

Na sequência, apresentaram a rede de atores da extrema-direita do Rio Grande do Sul, com destaque para nomes da política, do direito e do empresariado que atuam para fortalecer esse ecossistema.

Organização

No debate com o plenário, foi sugerido que a exposição sobre a Cartografia da Controvérsia seja apresentada para a bancada federal e estadual do PT-RS, e que sejam debatidas a proposta de criação de uma escola de comunicadoras e comunicadores para instrumentalizar a atuação de petistas que atuam na comunicação.

Ao finalizar, Jilmar Tatto lembrou da importância da organização no âmbito local. “Criar núcleos de debate e de ação, em especial nos municípios, para identificar quem são esses atores e fazer a disputa eleitoral, de comunicação e, eventualmente, através da judicialização para evitar que figuras antidemocráticas tenham suas vozes amplificadas e ganhem escala nacional”, afirmou o deputado.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast