Secretaria Nacional de Comunicação do PT promove seminário digital e reforça estratégia de comunicação do partido

Éden Valadares, secretário nacional de Comunicação do PT, celebrou a alta adesão, com mais de 3 mil inscritos, e a participação de parceiros estratégicos como TikTok, Instagram, Facebook, WhatsApp, Kwai e Google

Anderson Barbosa

O secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, no primeiro dia do seminário

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu um passo importante para fortalecer sua presença online com o lançamento do seminário PTech. O evento, que acontece de 14 a 17 de novembro, reúne militantes e dirigentes para aprimorar a atuação do partido nas redes sociais, integrando plataformas e alinhando discursos.

O secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, celebrou a alta adesão, com mais de 3 mil inscritos, e a participação de parceiros estratégicos como TikTok, Instagram, Facebook, WhatsApp, Kwai e Google. “Nosso empenho para tornar a presença digital do maior partido de esquerda da América Latina mais robusta vai exigir dedicação e, principalmente, ‘unidade de ação'”, afirmou Valadares. Ele ressaltou a necessidade de criar “uma rede nacional de comunicadores, uma rede nacional de influenciadores” para combater as “narrativas mentirosas” da direita e extrema-direita.

Dados do TikTok reforçam a importância da plataforma

Durante o seminário, as apresentações sobre o TikTok foram conduzidas por Wooley Allan, gerente de Políticas Públicas para a América Latina, e Gustavo Rodrigues, gerente de Políticas Públicas no Brasil. Eles apresentaram dados que reforçam o potencial da plataforma como ferramenta de comunicação:

-O TikTok é acessado por mais de 1 bilhão de pessoas a cada mês.

-A cada minuto, 66 mil vídeos são publicados na plataforma.

-A idade média dos usuários do TikTok no Brasil é de 30,2 anos, o que mostra o amadurecimento do público e a relevância para o debate político.

Integração e estratégias futuras

Valadares destacou outras iniciativas do partido, como a atualização do aplicativo, a integração da rede de comunicação com estados e municípios, e a adoção de uma “estratégia de mais unidade política”. Segundo ele, o PTech é um dos primeiros passos para fortalecer o diálogo com a base e as direções estaduais e municipais.

Ele também anunciou a criação de um Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, que terá diálogo permanente com as direções estaduais e a Fundação Perseu Abramo. A agenda do seminário inclui workshops práticos com:

-Quarta-feira (15): Oficina Google/YouTube

-Quinta-feira (16): Oficina Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp)

-Sexta-feira (17): Oficina Kwai

O secretário nacional de Comunicação do PT concluiu que, embora a capacitação possa gerar ganhos eleitorais, o principal objetivo do PTech é fortalecer o partido no ambiente digital, uma ação contínua da gestão do presidente do PT, Edinho Silva.

Leia mais: “A bandeira é do povo”, defende Éden Valadares à Veja

Programação do seminário

O PTech: Oficinas Estratégicas com as Redes Sociais continua ao longo de toda a semana. Confira abaixo a programação:

15/10 (quarta-feira): Oficina Google/YouTube

– Bloco 1 (on-line): das 8h às 10h30

– Bloco 2 (presencial): das 11h às 12h30

16/10 (quinta-feira): Oficina Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp)

– Bloco 1 (on-line): das 8h às 11h

–  Bloco 2 (presencial): das 11h30 às 13h

17/10 (sexta-feira): Oficina Kwai

– Bloco 1 (on-line): das 8h30 às 10h45

– Bloco 2 (presencial): das 11h15 às 12h

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast