Chega a 1 mil número de escolas ocupadas contra reforma do ensino

Mais de 40 universidades também estão paradas contra as mudanças na educação que o governo golpista quer aprovar sem discutir com a sociedade

Em todo o país, pelo menos 1000 escolas e 44 universidades já estão ocupadas contra a reforma do ensino médio imposta pelo governo golpista via Medida Provisória 746, sem debate com a sociedade, e contra o PL da Escola sem Partido. Nas universidades, também há um grande movimento contra a PEC 241, que irá afetar diretamente o financiamento da educação.

A grande maioria das escolas ocupadas fica no Paraná, que já contabiliza quase 900 unidades tomadas pelos alunos. O estado é o mais organizado e terá uma assembleia estadual no dia 28 de outubro para tratar do movimento. Acompanhe aqui o monitoramento feito pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas sobre as ocupações.

INCRÍVEL: MIL ESCOLAS OCUPADAS! Viva os estudantes brasileiros, que não se rendem aos mandos de Michel Temer, com sua…

Publicado por Mídia Ninja em Sexta, 21 de outubro de 2016

Em Curitiba, cerca de 70% das escolas ocupadas por estudantes já foram visitadas pelo Conselho Tutelar e nelas não foram encontradas irregularidades. A informação é da Coordenação da Comissão de Educação do órgão de Curitiba. A rotina de visitas segue a demanda de cada uma das nove regionais de Curitiba e vem sendo desempenhada desde que as ocupações tiveram início, em 3 de outubro.

“Vimos escolas organizadas, com cartazes para cuidar do patrimônio público e comida e colchões doados pela comunidade, apesar de sentirmos que eles não têm apoio de toda a escola. Os orientamos a manter no bolso a autorização por escrito dos pais”, disse o responsável pela Comissão de Educação, Jader Geraldo Gonçalves Pinto, nesta segunda-feira (17).

Apoio

Políticos do PT se manifestaram dando apoio às ocupações e reforçando a importância dos movimentos sociais, em especial do movimento estudantil, na luta contra a PEC 241.

MIL ESCOLAS OCUPADAS! VIVA A UBES, VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL!Viva os estudantes brasileiros, que não se rendem aos…

Publicado por Lindbergh Farias em Sexta, 21 de outubro de 2016

OCUPAR E RESISTIRContra a agenda conservadora do governo ilegítimo e sem votos de MiShell, milhares de estudantes, em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal ocupam escolas, universidades e institutos federais para protestar contra a PEC 241, que vai congelar, por 20 anos os investimentos em saúde, educação e assistência, e contra a reforma do ensino médio, que visa retirar do currículo escolar disciplinas como Filosofia, Sociologia, Educação Física e Artes. O movimento dos estudantes comprova que a luta por uma sociedade mais, justa e democrática segue firme, e que os golpistas não terão vida fácil para implantar um modelo de governo que foi rejeitado nas urnas. #PelaDemocracia #ForaTemer #MiShell241

Publicado por Paulo Pimenta em Sexta, 21 de outubro de 2016

Repressão

Nesta quarta-feira (19), o Ministério da Educação enviou um ofício aos dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica solicitando que informem quais são os alunos envolvidos nas ocupações. O documento viola o direito à livre manifestação, pois poderá levar a sanções dos envolvidos.

DENÚNCIA URGENTEMinistério da Educação pede que dirigentes de escolas delatem estudantes que protestam contra PEC…

Publicado por Frente Brasil Popular em Quarta, 19 de outubro de 2016

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) se disse indignada com o fato de o MEC ter exigido que os reitores de institutos e diretores de escolas da Rede Federal delatem os estudantes.

“A delação e a perseguição a estudantes são atitudes imperdoáveis, das quais já nos livramos desde o fim da ditadura e o início da vigência da nossa Constituição Cidadã. É inadmissível esse desrespeito aos estudantes, que exercem seu direito de livre manifestação; e é igualmente inadmissível a determinação aos professores para que se tornem algozes de seus alunos”.

A senadora lembrou que educação pressupõe diálogo e não ações autoritárias como as que têm sido constantes no atual governo.

“Isso é gravíssimo. Ao mesmo tempo que apresentamos nossa solidariedade aos estudantes e dirigentes das escolas, nós, parlamentares da oposição, já estamos nos organizando para tomar as medidas necessárias, inclusive jurídicas, a fim de impedir mais essa atitude arbitrária deste governo golpista e truculento”, afirmou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast