Retrospectiva: Milhares participaram das atividades do Nova Primavera

Partido renovou seu sistema de formação e educação política criando Núcleos de Vivência, Estudos e Lutas que serão a espinha dorsal da campanha Lula Presidente em 2022

Site do PT

Uma formação voltada para a ação que implica em uma mudança de atitude. Assim Gilberto Carvalho, diretor da Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT), definiu o projeto Nova Primavera, que durante todo este ano reorganizou o sistema nacional de formação e educação política do partido e promoveu uma série de eventos que fizeram parte do calendário das comemorações dos 41 anos do PT.

“Nova Primavera é uma busca de estimular a reorganização do partido na base, através da criação do que chamamos de Núcleos de Vivência, Estudos e Lutas”, explicou Gilberto em entrevista ao Jornal Rádio PT, no último dia 15. Além da criação dos núcleos, fazem parte do projeto Nova Primavera a Jornada de Formação e a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política.

Aberta a toda militância, a Jornada formou Educadores e Educadoras Militantes que organizaram os Núcleos de Vivência, Estudo e Lutas nos territórios e as etapas zonais e municipais da Conferência Nacional de Formação. A Conferência debateu o Sistema Nacional de Formação e Educação Política do PT em etapas zonais, municipais, estaduais e livres em 450 cidades. A etapa nacional está programada para fevereiro.

Segundo Gilberto, 6,5 mil pessoas se inscreveram nos eventos do Nova Primavera promovidos ao longo de 2021, e mais de três mil chegaram ao final das atividades. “De fato foi uma primavera, no sentido da energia que brotou”, apontou o dirigente.

Assista à entrevista de Gilberto Carvalho ao Jornal Rádio PT:

“Eu fiquei muito emocionado, muito feliz ao ver como esse partido tem energia, como esse partido tem gente boa que nem sempre está ligada diretamente ao seu cotidiano, mas que quer trabalhar, quer estar junto do povo, quer fazer um processo de diálogo e de conscientização”, enumerou.

O Nova Primavera é coordenado pela Secretaria Nacional de Formação e Escola Nacional de Formação em parceria com a Fundação Perseu Abramo, demais secretarias nacionais do PT e também o Setorial Nacional de Educação (CAED). Do projeto participam ainda várias organizações sociais, sindicais e populares.

Para a secretária nacional de Formação do PT, deputada Maria do Rosário (PT-RS), a iniciativa tem a ver com “reencantar” o Brasil e homenagear Paulo Freire na comemoração do seu centenário. “Paulo Freire é um dos nossos, um fundador, um militante, um construtor do PT. Alguém que falou sobre o partido como educador e educando, que disse que todos e todas neste Brasil imenso, com diferentes saberes, podem ser parte da construção de novos saberes e de uma nova transformação”, destacou Rosário durante o lançamento do projeto, em 20 de março.

“Precisamos valorizar as nossas vivências. Estamos vivendo um tempo muito triste no Brasil, de perdas, de mortes, de um genocídio. E, ao mesmo tempo, em que nos solidarizamos com o povo brasileiro, humildemente, modestamente, nós queremos propor um caminho”, enfatizou a deputada. “A Perseu Abramo, junto com a direção do PT, produziu uma proposta de um Brasil diferente, queremos que esse projeto seja conhecido em cada comunidade, cada favela, cada periferia.”

Ao final do lançamento do projeto, foi exibido um vídeo em que Lula destaca a retomada da nucleação partidária. Ele lembrou que o partido nasceu organizado por núcleos de base que se dividiam por vilas, bairros, fábricas e categorias, e naquela época um desses núcleos históricos chegou a funcionar até na garagem de sua casa.

Segunda fase do Nova Primavera começa já em janeiro

Na retomada dos trabalhos em 2022, antecipou Gilberto, será lançada uma segunda fase do Nova Primavera, vinculada à criação de Comitês Lula Presidente. Está marcada para 19 de janeiro a primeira atividade, “O PT quebrou o Brasil?”, que subsidiará com argumentos sólidos quem se dispuser a combater no dia a dia uma das maiores falácias já criadas contra o partido.

“Os próprios núcleos que nós criamos, são muitos, ao longo desse ano vão ajudar a criar esses comitês para qualificar o pessoal, filiado ou não filiado, para fazer a campanha no bairro, no local de trabalho, para argumentar com o pessoal no boteco, na igreja, em casa, no almoço de domingo, em defesa do nosso projeto”, afirmou o diretor da ENFPT.

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, coincidindo com o aniversário do PT, será realizada a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política. Na ocasião, Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento solene convocando a militância para a criação dos Comitês Lula Presidente e, como dizia Paulo Freire, “esperançar” novamente o Brasil, criando as condições objetivas para a reconstrução de nossa democracia.