Reynaldo Fonseca é escolhido por Dilma para o STJ

Novo ministro deverá ser nomeado após sabatina no Senado

O desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nomeação depende da confirmação pelo Senado, onde Fonseca será sabatinado. A indicação deverá ser publicada no Diário da União, na próxima segunda-feira (6).

O magistrado vai ocupar a vaga deixada por Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou em julho do ano passado. Fonseca foi escolhido por Dilma a partir de uma lista tríplice, apresentada pelo STJ, em março.

Também concorriam à vaga os desembargadores João Batista Pinto da Silveira e Joel Ilan Paciornik, ambos desembargadores federais do TRF da 4ª Região.

Fonseca é natural de São Luís (MA). Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, tem especialização em Direito Penal e Constitucional e é mestre em Direito Público pela PUC-SP.  Em 1992, tornou-se juiz de direito substituto no Distrito Federal (DF). No ano seguinte, foi nomeado juiz federal substituto da 4 Vara da Seção Judiciária do DF.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Noticias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira é inocentado pela Justiça Justiça

Mais notícias

PT Cast