Santo André: Bete Siraque apresenta plano para gerar renda e emprego

Candidata pretende criar cooperativas públicas de trabalhadores e incentivar o desenvolvimento do Parque Tecnológico, com foco na juventude, por meio de startups e fab labs. “Se fizermos uma avaliação da gestão atual, tem muito marketing, muito outdoor, mas não tem política pública, de fato, na geração de trabalho e renda”, criticou Siraque, em debate promovido pelo ‘UOL’, na quarta-feira (4)

Divulgação

Siraque irá trazer de volta para Santo André o jeito petista de governar: democrático, transparente, ético e com a participação popular

A candidata do PT à Prefeitura de Santo André, Bete Siraque, pretende fomentar o desenvolvimento da região do ABC com um amplo projeto de recuperação da renda e geração de emprego para a população. Por meio da Economia Solidária, Siraque pretende criar cooperativas públicas de trabalhadores incentivar o desenvolvimento do Parque Tecnológico, com foco na juventude, por meio de startupsfab labs.

Em declaração ao jornal ‘Folha do ABC’, a petista afirmou que pretende atender cerca de 176 mil pessoas que estão recebendo auxilio emergencial em Santo André, de acordo com o Portal da Transparência. “Estão sem emprego formal ou estão desempregadas”, apontou Siraque.

A vereadora, que forma a primeira chapa só de mulheres a concorrer à Prefeitura, ao lado Morgana Ribeiro (PCdoB), participou de debate na quarta-feira (4), realizado por ‘UOL’ e Universidade Federal do ABC, com transmissão da ‘TVT’ e da ‘Rádio Brasil Atual’. Durante o evento, Siraque apresentou propostas para as áreas de saúde e educação e para a criação de postos de trabalho, além de criticar duramente a gestão do prefeito Paulo Serra (PSDB).

“Se fizermos uma avaliação da gestão atual, tem muito marketing, muito outdoor, mas não tem política pública, de fato, na geração de trabalho e renda”, disparou Bete. Uma das principais críticas, também feitas por outras candidaturas, diz respeito ao projeto do Parque Tecnológico da atual gestão, que até hoje não saiu do papel. Espera-se que o empreendimento atraia R$ 1,5 bilhão em investimentos e possibilite a criação de empregos.

“A ideia é criar um círculo virtuoso, implantando, de fato, o Parque Tecnológico, com cooperativas públicas na área da saúde, do meio ambiente”, detalhou Siraque. Para a candidata, o parque “deve respeitar a vocação local e regional, numa abordagem ambientalmente sustentável”, como detalha seu programa de governo.

O programa inclui ainda a proposta de incentivar e proteger os micros, pequenos e médios empreendedoresa, além de um Programa Auxílio Emergencial Andreense.

Saúde

Serra também foi criticado por Sirqaue na área da saúde. A professora Bete observou que há déficit na realização de exames e na entrega de remédios. Ela disse que pretende ampliar e qualificar o Programa Saúde da Família e o Programa de Internação Domiciliar.

O programa de Siraque prevê ainda a construção do Hospital da Vila Luzita, do Centro Médico Hospitalar do 2º Subdistrito e da Clínica especializada para o idoso. Além disso, irá retomar o Farmácia Populares e instituir o programa Remédio em Casa, que irá dobrar a oferta de remédios gratuitos, e o programa Farmácia Viva.

Educação

Na área de educação, Bete vai garantir bolsas para alunos de cursos profissionalizante e o Ensino Integral nas escolas municipais. Creches terão filas zeradas durante sua gestão. Já o setor de cultura será fortalecido com o aprimoramento do Plano Municipal de Cultura, do Plano Municipal de Patrimônio Cultural. também serão ampliadas ações nos Pontos de Cultura em toda a cidade.

Bete Siraque irá trazer de volta para Santo André o jeito do PT de governar. Uma gestão com um governo democrático, transparente, ético e com a participação popular em todas as instâncias decisórias.

Da Redação, com informações de ‘Folha do ABC’ e ‘Rede Brasil Atual’

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast