Satisfação com aeroportos cresce no Brasil
Nota média dos 15 maiores aeroportos do País passou de 3,84, em 2013, para 3,94 na escala de um a cinco
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A qualidade dos aeroportos brasileiros cresce a cada mês e reflete na satisfação dos passageiros em todo País. É o que mostra a quinta pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada na quinta-feira (29). De outubro a dezembro de 2014, a nota data por passageiros para os 15 maiores aeroportos passou de 3,84, nos primeiros meses de 2013, para 3,94.
A pesquisa mostra ainda que oito dos principais aeroportos do País, responsáveis por 95% de todas as movimentações, tiraram nota superior a quatro, na escala que vai de um a cinco. A nota foi obtida por apenas quatro aeroportos quando a primeira pesquisa foi realizada, em 2013.
“O resultado revela o quanto o País está avançando no setor. Nosso objetivo é que todos os aeroportos pesquisados alcancem estas notas”, afirmou ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, durante coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF).
A pesquisa ainda mostrou que 76% dos passageiros consideram os serviços bons ou muito bons. Segundo Padilha, a meta do governo federal é melhorar ainda mais os serviços oferecidos.
De acordo com os passageiros, a melhora na avaliação dos aeroportos acontece devido ao maior investimento e obras de melhorias e ampliação, além da melhoria na gestão e governança.
Aeroporto campeão – Para a maioria dos entrevistados, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) foi considerado o que melhor atende aos passageiros, alcançando média de 4,29. Entre os motivos para a boa avaliação estão a eficiência dos funcionários do check-in, a cordialidade e o tempo de fila na emigração e no guichê.
Em segundo lugar ficou o aeroporto de Recife, com nota 4,28, e de Curitiba, com 4,27.
Os aeroportos com as piores avaliações foram o de Cuiabá (MT), com nota 3,48, e o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), com nota média de 3,73.
Segundo o diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, Paulo Henrique Possas, a pesquisa de satisfação feita com os passageiros é uma importante ferramenta para melhoria dos serviços prestados. O resultado da pesquisa é enviado aos responsáveis por cada aeroporto para o estudo de soluções aos problemas indicados.
“A gestão do aeroporto de Viracopos faz um trabalho importante em relação aos indicadores. Dissemos para eles quais os indicadores que mais impactaram no estudo e eles tomaram providências”, ressaltou o diretor.
A pesquisa ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais, que avaliaram 48 itens dos aeroportos, entre eles o tempo de espera no check-in, a oferta de transporte público, restituição de bagagem e limpeza dos banheiros.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias