Secretaria Nacional de Meio Ambiente do PT e FPA debatem emergência climática

Evento nesta quinta-feira, 10, 19h, terá a participação de Dilma Rousseff e será transmitido, ao vivo, pela TVPT; acompanhem

Site do PT

Secretaria Nacional de Meio Ambiente do PT e FPA promovem debate sobre emergência climática nesta quinta, dia 10

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT (SMAD) e a Fundação Perseu Abramo (FPA) promovem um debate sobre emergência climática e transição socioecológica nesta quinta-feira, dia 10. O objetivo do evento é discutir os altos custos humanos e econômicos do aquecimento global e medidas essenciais para reverter a situação que afeta todo o planeta.

Conforme relatório publicado recentemente pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, 1 bilhão de pessoas sofrerão deslocamento por inundações das áreas costeiras até 2050, e nos presentes dias pelo menos 3,3 bilhões de pessoas “estão altamente vulneráveis às mudanças climáticas” e 15 vezes mais propensas a morrer por condições climáticas extremas.

Para o secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Penildon Silva, diante das características apresentadas no relatório, que indica o impacto humano em mortes, fome, destruição e migrações por mudanças climáticas, os Estados precisam atuar com maior rapidez para cortar as emissões de carbono.

“É importante salientar que não há mais espaço para um negacionismo sobre as mudanças climáticas. As previsões anteriores do IPCC se confirmaram todas, com o aumento vertiginoso dos eventos climáticas extremos, como inundações, ciclones, ondas de calor e de frio, secas e queimadas. A cada 0,1º de aumento médio da temperatura, o nível dos mares se eleva, os corais morrem massivamente, há juma destruição da biodiversidade e diminuição do nível de oxigênio nos oceanos. Até agora aumentamos a temperatura global em 1,07 graus”.

Brasil tem potencial em energia eólica e solar

Penildon ressalta que o país tem importância para apontar as soluções, pois o Brasil tem uma matriz em grande parte hidrelétrica, mas tem potencial ainda maior de energia eólica e solar, que fazem a transição para que o país saia da matriz energética dos combustíveis fósseis.

“Podemos também sair da posição de ser um dos principais poluidores e emissores de carbono no planeta, com emissões causadas pela devastação da Amazônia, do Pantanal e de predação do Cerrado e da Mata Atlântica. A emissão de carbono devido a essas devastações está numa proporção 4 vezes maior que a emissão de carbono pelas indústrias e automóveis no Brasil”.

O debate terá a participação de Dilma Rousseff, de especialistas sobre o clima e será transmitido ao vivo pela TVPT, às 19h. A mediação do evento será realizada pelo secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Penildon Silva Filho, que também é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em educação.

Os especialistas que participarão do debate são o engenheiro em eletrônica, Carlos Nobre, da Universidade de São Paulo (USP); a urbanista e advogada, Suely Araújo, do Observatório do Clima; o economista e cientista social, Guilherme Melo, da Universidade de Campinas (Unicamp); e o engenheiro agrícola, Eduardo Assad, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Debate: A Emergência Climática e a necessidade de uma transição socioecológica

Data: 10 de março

Horário: 19 horas

Transmissão: TVPT

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast